Após uma experiência considerada bem-sucedida no ano passado, a Liga Nacional de Futsal (LNF) anunciou, nesta quarta-feira (11), que voltará a ter o Vídeo Suporte em 2023. Diferentemente de 2022, quando foi utilizado das semifinais em diante, o recurso estará disponível em todos os jogos a partir das oitavas de final, que se iniciam na próxima sexta (13).
Semelhante ao VAR, utilizado no futebol, o Vídeo Suporte permite que a arbitragem reveja o lance em um monitor instalado na lateral da quadra. Se assim entender, pode voltar atrás no que foi marcado.
No caso do futsal, quem leva o árbitro a utilizar o Vídeo Suporte é o treinador. É o chamado "desafio", semelhante ao processo do vôlei. Cada técnico pode lançar mão de um desafio por tempo de jogo. Se a reivindicação dele for aceita, o direito é mantido. Caso contrário, o desafio é desperdiçado, e o técnico não terá mais como acionar o Vídeo Suporte. Quando a partida vai para a prorrogação, um desafio extra é concedido a cada equipe.
Segundo a LNF, no início desta semana, houve uma reunião entre representantes da entidade e dos 16 times para esclarecer dúvidas. O Vídeo Suporte pode ser utilizado em cinco situações:
- Situações de gol/não gol
- Pênaltis
- Cartões vermelhos diretos
- Casos potenciais de equívoco de identidade
- Verificação da 6ª falta e subsequentes
— O uso do recurso eletrônico veio para diminuir os erros e não para acabar com eles. E principalmente para diminuir as injustiças relativas à arbitragem no esporte. Assim como o VAR no futebol, o Vídeo Suporte veio para salvar aquela bola que entrou e o árbitro não viu, aquela bola que bateu na mão e que nem o público viu. Acabar 100% com os erros é muito difícil porque passa pela interpretação humana e nós humanos somos falhos — afirma Sandro Stein Brechane, responsável pela arbitragem na NLF.
O confronto entre Corinthians e Minas na sexta-feira, às 19h30min, será o primeiro a contar com VAR. É a primeira partida das oitavas de final. Confira as datas e horários dos jogos das oitavas de final, com destaque para Atlântico, ACBF e Assoeva, os times gaúchos da LNF.
Jogos de ida
- Sexta-feira (13)
19h30min - Corinthians x Minas
21h30min - Foz Cataratas x Joinville - Sábado (14)
19h - Praia Clube x ACBF
21h - Assoeva x Jaraguá - Domingo (15)
11h - Pato x Cascavel
11h - Umuarama x Atlântico - Segunda-feira (16)
18h - Joaçaba x Magnus
20h - Santo André Intelli x Tubarão
Jogos da volta
- Sexta-feira (20)
19h30min - Tubarão x Santo André Intelli - Sábado (21)
12h45min - Joinville x Foz Cataratas
19h - ACBF x Praia Clube - Domingo (22)
10h30min - Jaraguá x Assoeva
11h - Cascavel x Pato - Segunda-feira (23)
18h - Minas x Corinthians
20h - Atlântico x Umuarama - Terça-feira (24)
18h30min - Magnus x Joaçaba