Artilheiro do Gauchão de Futsal com 18 gols, o pivô Matheus Gaúcho vive ótimo momento com a torcida do Passo Fundo Futsal (PFF). O jogador, de 32 anos, é ídolo da torcida e tem ajudado o time na boa campanha do time no Estadual e na Copa dos Pampas.
Na temporada 2023, durante a primeira fase do Gauchão de Futsal, o Passo Fundo marcou 54 gols. Deste total, 18 deles foram marcados por Matheus Gaúcho — equivalente a 33% dos gols do time, o que colaborou para que a equipe terminasse a fase classificatória em quarto lugar — e com 100% de aproveitamento jogando em casa. Motivo de alegria para a torcida que tem lotado a Arena Comercial. A cada gol do artilheiro, a torcida inicia o coro: “Uh, terror! O Gaúcho é matador”.
Relação com Passo Fundo
— Eu acho legal, mas não fico acomodado. Não tenho cadeira cativa no clube. Sempre tem que trabalhar até mais do que os outros. Tenho que seguir ajudando o clube. Isso dá mais vontade de ajudar. Ver o carinho da torcida e das crianças comigo me faz não ficar acomodado com essa situação — comentou.
Matheus está no Passo Fundo desde 2019, quando veio do América, de Tapera. Naquele ano, quem intermediou a sua chegada foi Tiago Bortolon, que era o supervisor do time na época e hoje é o treinador.
A boa relação entre jogador e clube tem contribuído para a parceria duradoura. Neste ano, ele completou 100 jogos com a camisa do PFF. Natural de Canoas, ele se sente em casa.
— Fui muito bem recebido aqui. É um clube que eu gosto, faz tudo certo, nunca atrasou salário e sempre está à disposição dos atletas. Não tem como não ser boa essa relação.
A artilharia
A artilharia não é novidade para Matheus. Em 2021, ele foi o artilheiro do Gauchão com 33 gols. Nem mesmo o jogador sabe quantos gols ele marcou com a camisa do Passo Fundo, mas estima que são mais de 100 gols em quase cinco temporadas. Apesar da pontaria afiada em todos esses anos, ele revela que não estabelece metas de gols.
— Não costumo pensar em gols. Costumo pensar em ajudar a equipe, o clube. Se eu fico um tempo sem fazer gols, não fico pensando que preciso fazer logo. É natural. Eu tenho os meus companheiros, não faço nada sozinho e, assim, tudo fica mais fácil. A meta mesmo é ser campeão. Para ser legal, tem que ser campeão e, consequentemente, artilheiro.
Estilo de jogo
Um dos fatores que chamam a atenção da torcida é a intensidade do jogador nos jogos. O pivô tem como característica a força nas jogadas individuais e, também, tem um estilo provocador.
— Eu visto a camisa do clube que me paga. Eu jogo com vontade. Não interessa o campeonato. Mas é só dentro de quadra. Se tiver que me machucar para defender o Passo Fundo, eu vou. Não tem problema nenhum — disse Matheus, que não esconde o seu lado competitivo.
— Eu não gosto de perder. Isso faz com que outros clubes sintam raiva. Mas chega no final do ano eles dizem que queriam um jogador assim no seu time. Não sou mais do que ninguém, mas eu tenho vontade. Eu costumo dizer que na vontade é difícil de me ganhar.
De olho nos playoffs
O futuro do jogador não está definido. Ainda não há conversas sobre renovação de contrato para 2024, nem mesmo propostas de outros clubes. Porém, Matheus Gaúcho garante que o foco está nos jogos decisivos. O Passo Fundo está nas oitavas de final da Copa dos Pampas e nas oitavas de final do Gauchão.
— Sabemos que serão jogos difíceis, serão jogos bons. Agora é a hora boa de fazer gols. Vamos trabalhar bastante para ajudar o Passo Fundo a avançar.
Gols de Matheus Gaúcho em 2023
- Gauchão: 18 gols
- Copa dos Pampas: 5 gols
- Taça Farroupilha: 4 gols
- Super Taça Gaúcha: 1 gol