A seleção brasileira feminina de futsal conquistou o heptacampeonato da Copa América de Futsal, neste domingo (1º), em Buenos Aires. O título veio com uma vitória por 2 a 0 sobre a Argentina, com os gols de Débora Vanin e Amandinha. Luana foi a artilheira da competição com 8 gols marcados.
Além disso, a campanha invicta do Brasil teve a participação de uma atleta da cidade de Constantina, Região Norte do Rio Grande do Sul.
Lidiane, conhecida como Tampa, marcou quatro gols na competição. Atualmente, ela atua como ala no Bitonto, da Itália, e conquistou a Copa América pela terceira vez com a “amarelinha”.
— Eu não consigo descrever em palavras minha felicidade em sair campeã da Copa América de Futsal. Essa é minha terceira Copa América e consegui o Tricampeonato. É um momento único que toda jogadora sonha. Foi um grande torneio e quero deixar o meu agradecimento a torcida brasileira por todo apoio — comemora.
Tampa nasceu em Constantina e começou a jogar futsal aos 12 anos. Ela iniciou sua carreira no Female, de Chapecó (SC), clube que defendeu por nove anos. Pelo Leoas da Serra, de Lages (SC), onde jogou por três anos, foi campeã da Libertadores da América. Em 2020, Tampa estava na lista das 10 melhores atletas do mundo. Ela ainda defendeu a Chapecoense, Pescara-ITA e Ternana-ITA, antes de se transferir para o Bitonto.
— Ser campeã faz passar um filme na cabeça. Toda luta para chegar neste momento e conseguir trazer mais esse título para o Brasil faz o esforço ter valido a pena. Quero agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Sou muito grata e vou desfrutar cada momento dessa conquista — completou a atleta.
A campanha do Brasil na Copa América de Futsal
Primeira fase
- Brasil 13 x 1 Equador
- Brasil 7 x 0 Venezuela
- Brasil 14 x 0 Bolívia
- Brasil 8 x 0 Paraguai
Semifinal
- Brasil 7 x 0 Colômbia
Final
- Brasil 2 x 0 Argentina