Além dos troféus de campeão Gaúcho, da América e Mundial, o Atlântico tem quatro conquistas em nível nacional. A última delas foi no domingo (29), quando venceu o Fortaleza e sagrou-se campeão da Copa do Brasil de Futsal.
Como essa conquista está fresca na memórias dos torcedores verde-rubro, GZH Passo Fundo relembra os outros troféus: Taça Brasil de 2013 e 2019, e a Liga Nacional de Futsal (LNF), em 2023.
Taça Brasil de 2013
O primeiro título nacional do Atlântico foi conquistado em 2013, quando a Taça Brasil foi disputada em Erechim. Naquele ano, o time era comandado pelo técnico Cigano e tinha jogadores como Grillo, Zico, Alemão, Galo, Gaúcho, Keké, Ceccatto, Rafa, Bagatini, Hector, Jones e o goleiro Igor Braga, que permanece no clube até hoje, mas agora como preparador de goleiros.
Na primeira fase da competição, o Atlântico ficou na segunda colocação do Grupo B com 7 pontos, com Joinville na liderança, com 12. Nas semifinais, o Galo venceu a ACBF por 4 a 2.
A final foi contra o Joinville. Aos 4min40s da primeira etapa, Elisandro abriu o placar para os catarinenses. Depois, aos 16min16s, Alemão empatou o confronto para os gaúchos e levou a decisão para a prorrogação.
No tempo extra, a 1min14s da segunda etapa, Hector marcou e garantiu a vitória do Atlântico e o primeiro título nacional.
Taça Brasil de 2019
Em 2019, a Taça Brasil foi novamente disputada em Erechim. Naquela temporada, o Atlântico era comandado por Giba e ficou com a vice colocação do Grupo A, com seis pontos, atrás do Tubarão. Assim, avançou e superou o Corinthians na semifinal por 5 a 3.
A final, no entanto, foi adiada por duas semanas. Isso porque o pivô do Corinthians, Douglas Nunes, foi assassinado na saída de uma casa de festas, em Erechim.
No dia 25 de agosto, Atlântico e ACBF se enfrentam no clássico gaúcho para decidir o título. A ACBF largou na frente, abriu o placar aos 14min04seg da primeira etapa em uma jogada individual do fixo Lé.
O Atlântico não se abateu. Manteve-se firme na marcação e criando boas oportunidades. Até que aos 4min26s da etapa final, após jogada de ataque, Caio Júnior recebeu e definiu para deixar tudo igual.
Já aos 13min50s, o goleiro Gian fez falta em Cleitão. Acabou expulso. Com um jogador a menos em quadra, a ACBF não resistiu a forte pressão erechinense.
Pouco depois da expulsão, o Galo chegou com troca de passes no ataque e a bola foi para a área, onde estava Ian que desviou, marcou e assegurou o segundo título nacional do Atlântico.
Liga Nacional de Futsal de 2023
Depois de três vice-campeonatos em 2005, 2018 e 2022, o tão sonhado título da Liga Nacional de Futsal veio em 2023 para o Atlântico. O time gaúcho avançou como primeiro colocado na fase classificatória, com 51 pontos em 23 jogos disputados — 15 vitórias, seis empates e duas derrotas.
Nas oitavas, o Atlântico encarou o Umuarama e foi superior vencendo os duelos por 4 a 1 e 6 a 2. Nas quartas, superou o Tubarão por 6 a 3 e 6 a 0. Já na semifinal, o adversário foi o Cascavel. Nesta fase, novos triunfos: 10 a 7 e 6 a 1.
A grande final foi decidida em Toledo, em jogo único. O adversário foi o Joinville. O título veio de forma dramática. Isso porque a 26 segundos do fim da partida, o Atlântico estava perdendo por 1 a 0, depois de Roni ter aberto o placar para os catarinenses, ainda no primeiro tempo.
A reação para buscar o título iniciou em um chute certeiro de William Bolt, a 26 segundos para terminar o jogo. Já faltando 9 segundos, Rick cruzou para Neguinho, que empurrou para o gol, virou a partida e pôde comemorar o terceiro título nacional.