O Atlântico está a apenas um jogo de conquistar pela primeira vez, ao longo da sua história, a Liga Nacional de Futsal (LNF). A campanha percorrida pela equipe de Erechim até à final é digna de um campeão mas, para isso, terá que superar o Joinville, no domingo (17), em Toledo, no Paraná.
Na caminhada em busca do título inédito, o Galo entrou em quadra 29 vezes — 23 na fase classificatória e outras seis pelos playoffs. Destas, foram 21 vitórias, seis empates e duas derrotas — aproveitamento de 79%.
Atlântico avança como primeiro colocado geral
O Atlântico avançou como primeiro colocado na fase classificatória, com 51 pontos em 23 jogos disputados — 15 vitórias, seis empates e duas derrotas. As únicas derrotas da competição foram contra Jaraguá e Pato, em maio e julho, respectivamente. Aqui, o Galo somava a melhor campanha como visitante e tinha o segundo melhor ataque com 104 gols marcados, somente dois atrás do Magnus.
Confira os jogos e resultados:
- Atlântico 7 x 2 Minas
- Marreco 3 x 8 Atlântico
- Atlântico 3 x 2 Assoeva
- Corinthians 2 x 6 Atlântico
- Atlântico 5 x 2 Santo André
- Jaraguá 4 x 3 Atlântico
- Atlântico 7 x 1 Praia Clube
- Joinville 2 x 2 Atlântico
- Atlântico 4 x 4 Brasília
- Taubaté 3 x 4 Atlântico
- Atlântico 5 x 2 Umuarama
- Foz Cataratas 5 x 9 Atlântico
- Atlântico 5 x 3 Campo Mourão
- Pato 3 x 2 Atlântico
- Atlântico 3 x 3 Joaçaba
- Atlântico 4 x 4 Magnus
- São José 0 x 4 Atlântico
- Atlântico 3 x 3 Cascavel
- ACBF 0 X 5 Atlântico
- Atlântico 1 x 1 São Lourenço
- Blumenau 3 x 7 Atlântico
- Atlântico 4 x 3 Tubarão
- Esporte Futuro 2 x 3 Atlântico
Atlântico vence os seis confrontos dos playoffs
A equipe de Erechim garantiu a vaga para a final após vencer os seis confrontos dos playoffs. Nas oitavas, o Atlântico encarou o Umuarama e foi superior vencendo os duelos por 4 a 1 e 6 a 2. Nas quartas, superou o Tubarão por 6 a 3 e 6 a 0. Já na semifinal, o adversário foi o Cascavel. Nesta fase, novos triunfos: 10 a 7 e 6 a 1.
Assim, ao final dos 29 jogos disputados, a equipe continuou com a campanha de melhor visitante, mas ainda tornou-se o melhor o mandante e chegou também ao melhor ataque, com 142 gols anotados — uma média de 4,9 por partida.
A decisão
De um lado, o Atlântico busca o primeiro título da LNF após os três vice-campeonatos conquistados em 2005, 2018 e 2022. Já o Joinville quer conquistar o bicampeonato, visto que foi campeão em 2017, ao superar a Assoeva na final.
Neste ano, diferente das últimas edições, os clubes irão decidir o título em jogo único. A decisão será no domingo (17), às 10h, em Toledo, no Paraná. A partida terá transmissão da Globo, SporTV e LNF TV.