Correção: o elevador do prédio mais alto do RS será um dos mais rápidos e não o mais veloz, como publicado entre 14 de dezembro de 2023 e 16 de janeiro de 2024. Conforme a fabricante Atlas, responsável pelo equipamento, a unidade de Passo Fundo andará a 2,5m/s, enquanto o mais rápido, já instalado em Porto Alegre, vai a 3m/s. A informação foi corrigida.
A construção do edifício Chardonnay 257, localizado na Vila Rodrigues, em Passo Fundo, chegou aos 140 metros de altura, o que consolida a estrutura como o maior prédio residencial do RS. O edifício superou o Parque do Sol, em Caxias do Sul, considerado até então como a estrutura mais alta, com 125 metros.
O Plano Diretor de Passo Fundo, lei que orienta como deve ser a ocupação do território urbano, não prevê um limite de altura, mas exige uma distância mínima de recuo entre as edificações. Ainda assim, a construtora responsável pela obra precisou pedir uma autorização para erguer um prédio tão alto.
— Pelo tamanho da torre, tivemos que buscar uma autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para respeitar uma distância de 7 quilômetros da rota dos aviões que chegam ao Aeroporto de Passo Fundo — disse Cristiano Basso, diretor executivo da construtora responsável.
O empreendimento só deve ser entregue em 2025. Apesar da estrutura já estar pronta, ainda falta 60% para a conclusão da obra. No momento, pelo menos 120 profissionais trabalham nas fases de alvenaria, instalações embutidas e reboco externo, que atrasou por causa do excesso de chuva nos últimos meses de 2023.
Detalhes do projeto
O prédio mais alto do RS vai contar com 34 apartamentos, sendo um por andar, além de uma cobertura duplex. Até o momento, 24 foram vendidos. Os valores variam de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões. Os outros cinco andares correspondem a garagem e espaços comuns do condomínio.
Além dos apartamentos privativos por andar e uma ampla vista panorâmica da cidade, o edifício terá uma área de lazer de 2,5 mil metros quadrados. O espaço inclui salas gourmet, spa, sala de jogos, piscina termal, coworking, brinquedoteca e academia.
Já a área externa terá playground, espaço fitness, piscina, espaço para pet e um lounge de jardim suspenso. Ao todo, serão 15 mil metros quadrados de área construída. Além de ser a mais alta, a torre também terá um dos elevadores mais rápidos do RS, que deve andar a 2,5m/s. O mais rápido fica em Porto Alegre, no edifício Med Plex, que vai a 3m/s, segundo a fabricante Atlas.