Um avião caiu no município de Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). A aeronave — da Voepass Linhas Aéreas — levava 57 passageiros e quatro tripulantes. Conforme a prefeitura local, não há sobreviventes. Inicialmente, as informações divulgadas davam conta de 58 passageiros, mas o número foi mais tarde revisado.
Trata-se do acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com aeronave da TAM deixou 199 mortos.
O avião que caiu em Vinhedo era do modelo ATR-72 e saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP). Esse modelo comporta até 68 passageiros, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", informou a Voepass, por meio de nota.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar de São Paulo estão atendendo a ocorrência no local. O acidente aconteceu pouco antes das 13h30min, em uma área residencial próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
De acordo com o portal g1, havia moradores no local, mas não há registro de feridos entre eles.
O site FlightRadar24 aponta que o avião decolou de Cascavel às 11h56min e caiu às 13h22min. Os dados do portal mostram ainda que a aeronave perdeu cerca de cinco quilômetros de altitude em menos de dois minutos.
Veja o modelo da aeronave que caiu em SP:
O que diz a Força Aérea Brasileira
"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência."