Derrubada pela enchente, a ponte sobre o Rio Forqueta na RS-130, no Vale do Taquari, deve ser concluída ainda em 2024. A estrutura liga Lajeado a Arroio do Meio e outros municípios, como Encantado, Roca Sales e Muçum. A outra alternativa, chamada Ponte de Ferro, também foi destruída.
Sem as pontes, o caminho que antes era de menos de 10 quilômetros, precisa passar por Estrela, Colinas, e uma estrada de chão em Roca Sales, antes de retornar para a RS-130.
No caso da ponte da RS-130, a EGR abriu edital para contratar empresa para elaborar e executar o projeto. O valor máximo é de R$ 14,2 milhões, com prazo de execução de seis meses.
Já para a Ponte de Ferro, a prefeitura de Arroio do Meio busca recursos federais e mobiliza a comunidade para levantar valores de entes privados.
— Está sendo trabalhado com a parceria da comunidade e empresários para uma campanha de reconstruir a ponte. O projeto já está sendo finalizado para a reconstrução — afirmou o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, que estima a obra em R$ 12 milhões.
Para reduzir o prazo do bloqueio rodoviário, a região busca duas alternativas. Uma prevê a instalação de uma ponte provisória pelo Exército. Como a travessia será fora do traçado da rodovia, os municípios estão melhorando vias internas para dar acesso à estrutura.
Outra alternativa, de menor prazo, é buscar uma balsa que permita a travessia de automóveis. Atualmente, só é possível atravessar a pé, por meio de uma passadeira montada pelo Exército.
Conforme Bruxel, o desvio dificulta e encarece a chegada de produtos ao município, incluindo aqueles essenciais. Também impede que empresas do município consigam transportar para fora suas mercadorias.
Ajuda de Chapecó
Nesta semana, Arroio do Meio recebeu voluntários e maquinário de Chapecó, município de Santa Catarina, que vão ajudar na limpeza do município. Bruxel afirma que a medida vai ajudar a recuperar a autoestima da cidade.
— Já deu outro visual na cidade. Estão lavando, fazendo limpeza geral. Dá um outro ânimo para as pessoas que moram no Centro e depois vamos partir para os outros bairros — disse o prefeito.