Três semanas depois das fortes chuvas que causaram alagamentos no Vale do Taquari, Lajeado ainda conta com 700 desabrigados em quatro abrigos oficiais da prefeitura. Agora, o Executivo municipal segue com ações para a limpeza da cidade. Nesta segunda-feira (20), o o município contou com a ajuda do Exército para as atividades de retirar o lodo das ruas.
Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o rio já não provoca alagamentos e não há nenhuma via trancada devido à enchente. Nesta segunda-feira (20), são 31 caminhões, 22 retroescavadeiras e 11 hidro jatos, além do blindado do Exército, trabalhando na cidade.
— Estamos trabalhando com todas as forças, inclusive terceirizadas e com o auxílio de outros municípios. É um lodo muito grande. A gente limpa, limpa e permanece sujo. Será o trabalho das próximas semanas ou meses — explica o prefeito Marcelo Caumo.
Segundo Caumo, a enchente atingiu 15% do território da cidade, atualmente 6% ainda está afetada. Cerca de 600 casas foram destruídas. Os bairros mais atingidos foram Centro, Conservas, Carneiros e Morro Vinte e Cinco.
Duas escolas, uma de Ensino Fundamental e uma infantil, foram atingidas e os alunos remanejados para outras instituições. Uma unidade de saúde também foi realocada.