A elevação do Rio Caí, em Montenegro, causou transtornos na ERS-240 e para moradores.
Conforme o pelotão do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Montenegro, desde a madrugada, há bloqueio total entre os KM 31 e 28, nos dois sentidos da pista, devido à sobreposição de água, especialmente, no Km 29. O motorista Volnei Flores, que buscaria passageiros no município registrou imagens da água sobre a pista no começo da manhã deste domingo (19).
Em Pareci Novo há bloqueio na ERS-124, entre os KM 9 e 6. Nos dois municípios, desde a noite de sábado (18), foram retiradas de casa 448 pessoas.
A Defesa Civil municipal informou que 64 ocorrências foram atendidas desde a noite de sábado, sendo que 227 pessoas foram retiradas de casa e levadas para residências de parentes e outras 36 estão no abrigo municipal nesta manhã. As ações ocorreram principalmente nos bairros Industrial, Olaria e Ferroviário.
Também houve o resgate de 24 animais. Além de equipes da Defesa Civil, atuaram o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Municipal do Meio Ambiente.
O coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Eduardo Pereira, disse que o rio seguia com elevação nesta manhã, quando foi registrado nível de 8m87cm. Ao longo da madrugada, famílias foram retiradas de casa com o uso de barcos.
O motorista Volnei Flores saiu de São Leopoldo para buscar funcionários da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Mas no KM 29 da ERS-240 teve que parar.
— Fiz o vídeo e mandei para o meu patrão. Não tinha como passar — contou.
O pelotão do CRBM de Montenegro informou ainda bloqueio entre os KM 9 e 6 em Pareci Novo, também por causa de água sobre a pista. O secretário da Defesa Civil de Pareci Novo, Jefferson Gonçalves, disse que os atendimento começaram na noite de sábado:
— É a maior enchente na região dos últimos anos. Começamos a receber muitas ligações, a população estava muito assustada. Fizemos salvamentos com lancha e trator por causa da força da correnteza.
Segundo Gonçalves, 66 pessoas foram removidas de casa para a residência de parentes e 119 estão no ginásio municipal.