O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite afirmou, no início da tarde deste sábado (18), que as projeções da Defesa Civil do Estado mostram chance de elevação rápida de rios em diversas regiões nas próximas horas, mas especialmente do Rio Taquari. O volume de chuva foi intenso no Estado desde a noite de sexta-feira (17), causando novas cheias e alagamentos.
— O monitoramento aponta que nós podemos, ao longo do Rio Taquari, vivenciar um episódio semelhante ao que vivenciamos em setembro, provavelmente não com as enxurradas, ou seja, com a velocidade dos rios arrastando o que vem pela frente, mas sim com a elevação rápida do nível do Rio Taquari atingindo localidades que foram atingidas também naquele episódio de setembro ao longo das próximas horas — disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais por volta das 16h.
Leite reforçou ainda para que pessoas que vivem em áreas de risco ou que já estão em situação de alagamentos, para que saiam de suas casas e procurem ajuda:
— É muito importante que todos saibam que esse risco é real — pontuou.
Confira o vídeo:
Mais cedo, Leite havia feito pronunciamento, também nas redes, ao lado do vice-governador, Gabriel Souza, no qual destacou o expressivo volume de chuvas na serra gaúcha. o chefe da delegacia da PRF em Caxias do Sul, Jonatas Josué Nery, disse à Rádio Gaúcha que a situação na região é "bastante complicada", com quedas de barreira e pontos de bloqueio nas estradas.
— A orientação que tenho passado é para, aqueles que puderem, que não utilizem as rodovias. Mesmo agora parando a chuva, muitos locais têm queda de barreira, têm queda de postes, fios energizados, então a situação é bem complicada na serra gaúcha como um todo —afirmou Nery.
Defesa Civil faz alertas
A perspectiva de inundações foi informada pela Defesa Civil, por volta das 7h deste sábado (18). Foram emitidos três alertas para a população, sinalizando a possibilidade iminente de inundação em três rios: Taquari, Caí e Jacuí.
Os alertas têm validade de 24 horas, e destacam a rápida elevação dos níveis dos rios. Autoridades aconselham medidas preventivas para garantir a segurança da população. Moradores de áreas de risco ou com histórico de alagamentos são orientados a buscar informações junto à Defesa Civil local.
Em casos de emergência, a recomendação é acionar os serviços emergenciais pelos números 190/193.