O Rio Taquari, em Lajeado, ultrapassou a cota de inundação na madrugada deste sábado (18) por causa do intenso volume de chuva das últimas horas. A última atualização, divulgada às 15h, aponta que o rio chegou a 25m70cm - subindo cerca de 30 centímetros em uma hora, segundo a prefeitura da cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, pelo menos 480 pessoas foram retiradas de suas casas e levadas ao Parque do Imigrante. São 167 famílias abrigadas no local. Em função das chuvas, o RS tem diversas rodovias bloqueadas, total ou parcialmente.
Em Lajeado, a água começou a subir rapidamente na madrugada. Às 2h, a régua de medição apontou 19m58cm, o que já representava oito centímetros acima da marca de inundação. Com isso, a água começou a tomar ruas e invadir comércios e casas da cidade.
O Parque de Diversões instalado no início do mês na cidade amanheceu inundado. Outras vias da cidade estão interditadas, como Décio Martins Costa, João Batista de Mello, Carlos Spohr Filho e Pedro Petry.
Em Muçum, na mesma região, o Rio Taquari subiu cerca de cinco metros 0h e 7h, quando alcançou 18 metros, marcação acima da cota de inundação. Às 12h, o último boletim indicou que o rio atingiu 20m04cm.
O prefeito Mateus Giovanoni Trojan informou que na cidade famílias também estão sendo retiradas de casa. Ele acrescentou:
"Mais uma vez, estamos vivendo um drama. (...) Temos uma estimativa máxima de que poderá se aproximar dos 20 metros".
Enchente histórica e tragédia em setembro
Em setembro, uma enchente histórica deixou um rastro trágico no Vale do Taquari. Em Lajeado, o rio chegou a 29m53cm, e em Muçum alcançou a marca de 26m11cm, as maiores já registradas.
Além delas, outras cidades da região como Encantado e Roca Sales também foram atingidas. Segundo o último boletim do governo do Estado, 52 pessoas morreram na tragédia.