A chuva forte que atinge a Serra gaúcha já causou problemas nesta sexta-feira (17) e também no sábado (18). As equipes de bombeiros militar e voluntários registraram ocorrências de queda de árvore, deslizamento de terra, destelhamentos e enxurradas.
Confira a seguir a situação:
- Em Caxias do Sul, o temporal derrubou a cobertura do Parque de Rodeios Vila Oliva. Conforme os bombeiros, duas pessoas ficaram feridas, porém sem gravidade. Na RS-122, houve queda de barreira no km 82, sentido Flores da Cunha, provocando bloqueio total. Até o início da manhã de sábado (18), os bombeiros calculam pelo menos trinta ocorrências. Já a Defesa Civil entregou pelo menos 22 lonas durante a madrugada.
- Por conta da forte chuva, a prefeitura de Caxias do Sul decreta situação de emergência. A prefeitura já registrou quedas de barreiras e pontos sem energia elétrica.
- Na BR-116, são três pontos em meia pista: no km 134, em Parada Cristal; 157, entre Caxias do Sul e Galópolis; e no km 170, em Vila Cristina. Já os kms 200 e 203, em Picada Café e o km 181, em Nova Petrópolis, estão totalmente bloqueados.
- Na BR-470, há queda de barreira no km 218, em Bento Gonçalves, causando bloqueio total no trânsito. Um outro bloqueio em Carlos Barbosa acontece na BR-470, no quilômetro 233, logo após o trevo, no sentido Barão. O desvio, nesse caso, é pela mesma rodovia, no km 234, por dentro da cidade. Já no km 191, em Veranópolis, o bloqueio é parcial e o trânsito segue em meia pista.
- Na RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, há bloqueios nos quilômetros 41 e 44 por conta de quedas de barreiras, de acordo com a CSG.
- Na RS-446, em Carlos Barbosa, há bloqueio parcial por queda de barreira no km 12, de acordo com a CSG.
- Na BR-470, o km 218, em Bento Gonçalves, está totalmente bloqueado por queda de barreira, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os policiais recomendam que os motoristas utilizem o bairro Santa Rita como desvio para o trecho.
- Em Carlos Barbosa, bombeiros atenderam sete ocorrências, sendo seis deslizamentos de terra no interior do município e um corte de árvore no bairro Arcoverde. Conforme os bombeiros, são pelo menos quatro destelhamentos no município. Ainda conforme Além disso, duas quedas de barreiras, uma no km 0 e outra no km 11, bloqueiam totalmente a RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, de acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A rota alternativa é a RS-122, via Farroupilha.
- Em Garibaldi, uma árvore caiu próximo ao km 87, na Rota do Sol. Trânsito flui normalmente.
- Em Nova Prata, uma árvore caiu no km 115 da BR-470. O trânsito já está liberado no local.
- Em Bento Gonçalves, um deslizamento de terra atingiu uma casa na Rua Francisco de Carlo, no bairro Santa Marta. Ninguém ficou ferido. O local foi isolado. De acordo com o corpo de bombeiros, são pelo menos vinte ocorrências entre quedas de árvore e destelhamentos até o início da manhã de sábado (18).
- Uma enxurrada assustou moradores da Rua Verona, no bairro Vindima, em Flores da Cunha. No município e em Nova Pádua, cerca de 90 residências sofreram estragos por conta da chuva, de acordo com os bombeiros.
- Em São Marcos, dois cortes de árvore precisaram ser feitas na BR-116. Uma em Linha Rosita e outra em um local conhecido como Topo da Serra. Trânsito já está normalizado na via. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 30 mil metros de lonas foram entregues para a população. São 560 famílias atendidas. Até a metade da manhã, são 16 destelhamentos, além de dois deslizamentos de terras.
- Em Santa Tereza, a Defesa Civil do Estado comunicou à prefeitura sobre a possibilidade de que o rio atinja a cota no amanhecer. De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, a água do rio estava transbordando e inundando ruas e submergindo uma das uma das pontes do município neste sábado. As famílias das regiões mais baixas da cidade foram alertadas para deixar as casas delas. Elas também receberam auxílio dos bombeiros. A cidade está sem energia e comunicação.
- Alguns municípios da Serra registraram queda de granizo nas últimas horas. A Defesa Civil regional informou relatos de chuva de pedra em Flores da Cunha, Gramado, Nova Roma do Sul, Cotiporã e Canela.