O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico decretou, na manhã de sábado (18), situação de emergência em função da forte chuva que atinge a região. Até o momento, de acordo com a assessoria da prefeitura, não há pessoas desabrigadas ou desalojadas. Equipes da Defesa Civil fazem levantamentos de pontos de riscos, mas nenhum foi registrado até por volta de 9h deste sábado.
A prefeitura já registrou quedas de barreiras e pontos sem energia elétrica. Na linha 40 há uma queda parcial de barreira na estrada que liga a comunidade ao bairro Nossa Senhora da Saúde. Também, segundo a prefeitura, há queda de barreira entre Fazenda Souza e São Roque, com bloqueio parcial da estrada. Estrada que liga Santa Lúcia do Piaí ao bairro Cruzeiro, na área urbana do município está totalmente interditada por conta de queda de barreira.
Em Vila Oliva a queda de cobertura no Parque de Rodeios deixou dois feridos sem gravidade. Há também registro de falta de energia elétrica em Galópolis e no bairro Santa Corona. Ambos estão sem luz desde a noite de sexta-feira (17).
Em caso de situações emergenciais, a orientação é acionar os Bombeiros pelo 193. O telefone de plantão da Defesa Civil é o (54) 99901.3791 e o Samae está de plantão pelo 115.