Duas iniciativas desenvolvidas no Rio Grande do Sul estão entre as agraciadas na 18ª edição do Prêmio Innovare. As ações são de Porto Alegre e de Guaíba. A cerimônia que anunciou os vencedores ocorreu nesta terça-feira (7), no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto Conectados pela Educação, da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Guaíba, venceu na categoria Ministério Público. A ação promove a instalação de internet gratuita em casas de alunos em situação vulnerável. A iniciativa busca ampliar o acesso à educação online para crianças e adolescentes em meio à pandemia de coronavírus. O movimento tem a assinatura da promotora de Justiça Ana Luiza Domingues de Souza Leal. Também participam do projeto a Secretaria Estadual da Educação, o Conselho Estadual da Educação, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Associação dos Conselheiros Tutelares, a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul e o Conselho Estadual de Assistência Social.
A outra iniciativa gaúcha agraciada é a unidade do Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista, homenageada na categoria Tribunal. Desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o projeto oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos de idade. Segundo o TRT-RS, o objetivo do programa é ampliar as oportunidades de trabalho para esses jovens e a superação de situações de vulnerabilidade social.
O evento contou apenas com a presença da equipe técnica e da diretoria do Instituto Innovare, como prevenção contra o coronavírus.
“Esperamos que no ano que vem seja possível realizar novamente a cerimônia de premiação presencial, como nas edições do Innovare até 2019”, afirmou a coordenadora da premiação, Raquel Khichfy, em comunicado.
Nesta edição, o Prêmio Destaque ficou com o Programa Com Viver, de Goiás. O projeto promove a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) em postos de trabalho voluntário em repartições públicas do Judiciário.
Com a realização do evento este ano, sobe para 254 o número de iniciativas destacadas pelo Prêmio Innovare em suas 18 edições. As práticas selecionadas para participar desta edição serão acrescentadas ao Banco de Práticas do Innovare.