As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói pretendem sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Pelas redes sociais, o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, confirmou a intenção de concretizar uma proposta com Eduardo Paes, prefeito do Rio, para receber a competição.
De acordo com Rodrigo Neves, o Rio de Janeiro seria o principal palco dos Jogos Pan-Americanos de 2031, com a cidade de Niterói abrigando algumas das modalidades.
"Conversei com o Eduardo Paes e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere sobre o encaminhamento da proposta de realização dos Jogos Pan-Americanos de 2031 no Rio, incluindo algumas modalidades olímpicas em Niterói. Vamos avançar nessa parceria agora em janeiro!", escreveu Rodrigo Neves nas redes sociais.
Neves, que já governou o município entre janeiro de 2013 e 2021, tem como sua vice a medalhista olímpica de bronze na vela Isabel Swan.
"Minha vice-prefeita eleita, Isabel Swan, que também é presidenta da Comissão de Atletas da PanAm, está na República Dominicana participando de uma reunião da diretoria e já está trabalhando nesse projeto. Essa iniciativa será extraordinária para o esporte, o turismo e a economia de nossas cidades", completou o prefeito.
São Paulo foi outra cidade brasileira a demonstrar interesse em receber os Jogos Pan-Americanos de 2031. São Paulo, inclusive, anunciou sua candidatura para o evento no ano passado e recebeu o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) liderado por Paulo Wanderley, que deixará o cargo em janeiro de 2025 para que o recém-eleito Marco Laporta assuma o cargo.
Nenhum outro país apresentou a proposta como sede até agora. Os Jogos Pan-Americanos reúnem atletas de nações das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. A próxima edição será em 2027, em Lima, no Peru.