A candidatura da cidade de São Paulo para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031 foi tema de debate neste sábado (28), na COB Expo, e recebeu o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
— A candidatura de São Paulo como sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 tem bastante sustentação, existe realmente essa possibilidade. Tenho muita confiança nessa candidatura, por tudo que São Paulo é e por tudo que será no futuro. Os Jogos Pan-americanos são um evento de excelência e tenho a segurança de que, se aprovado, e vai ser, teremos um evento de da mais alta qualidade por aqui — afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Em outubro de 2023, durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, a prefeitura de São Paulo apresentou sua carta de intenção para ser a sede da competição multiesportiva continental de 2031. A candidatura ainda passará análise pela Assembleia Geral do COB, que precisa dar sua chancela, antes de seguir para oficialização junto à Panam Sports, órgão máximo do esporte nas Américas.
Aldo Rebelo, secretário municipal de relações internacionais de São Paulo e ex-ministro do Esporte, fez questão de ressaltar a importância de um grande evento para o crescimento esportivo do país.
— A agenda do esporte no Brasil passou a ocupar o lugar de protagonismo exatamente por causa dos grandes eventos. São eventos disputados por todo o mundo, que deixam não só um legado material, mas também reforça a presença do esporte na sociedade, O Brasil passa a ter orgulho, as pessoas se sentem representadas. São eventos muito importantes para os atletas, para a cidade, para o país. Espero que São Paulo tenha êxito nesse desafio.
São Paulo já foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 1963, quando recebeu delegações de 22 países. A capital paulista também foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.