O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta terça-feira (17) um acordo de patrocínio de R$ 160 milhões para o novo ciclo olímpico, até os Jogos de Los Angeles-2028. É o maior investimento já recebido pela entidade esportiva.
Paulo Wanderley, presidente do COB, e Carlos Vieira, mandatário da Caixa, assinaram o contrato de patrocínio máster da Caixa e das Loterias Caixa nesta terça, na sede do banco, em Brasília.
O evento contou com a participação dos medalhistas olímpicos de Paris-2024 Caio Bonfim (atletismo) e Rafael Silva (judô), além de Ana Sátila (canoagem), Lucas Verthein (remo), Luiz Oliveira (boxe), e presidentes de confederações brasileiras.
— O patrocínio é um marco na história do COB e beneficiará todo o esporte olímpico brasileiro. Esta conquista reflete o novo patamar do esporte olímpico brasileiro. Esse patrocínio é para todos os atletas e para todas as equipes de todos os esportes olímpicos brasileiros. Esse recurso será investido diretamente nas confederações e, consequentemente, nos atletas — afirmou Paulo Wanderley.
Segundo o COB, os recursos serão investidos nos próximos quatro anos na preparação dos atletas do Time Brasil para a Olimpíada de Los Angeles e no desenvolvimento das modalidades. A entidade pretende criar um novo programa de transferência de recursos para as confederações, equipes e atletas.
— A Caixa tem uma vocação social muito profunda. Patrocinamos da base ao topo, do esporte olímpico e do paralímpico. É a chance de darmos oportunidade para que os brasileiros possam ter cidadania por meio do esporte — disse Carlos Vieira, presidente da instituição financeira.
Pela Lei das Loterias, 1,7% da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e da loteria federal é destinado ao COB para diversas ações e repasse às confederações.
A parceria inclui uma série de contrapartidas nos eventos institucionais do COB, nas redes sociais do Time Brasil e com atletas olímpicos. As primeiras entregas já serão feitas na COB Expo, feira organizada pelo COB, em São Paulo, entre 25 e 29 de setembro, que envolverá todo mercado esportivo em um só local.