O Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinou acordo de parceria com a Secretaria de Esportes do Ceará para utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, como base oficial para treinamentos de atletas de alto rendimento no estado do Nordeste. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) durante a cerimônia de abertura da COB Expo 2024, em São Paulo.
— O Centro de Formação Olímpica é uma instalação espetacular, uma das melhores do país, construída em Fortaleza e que agora será a casa do Comitê Olímpico do Brasil no Nordeste. Com isso, ofereceremos às Confederações Brasileiras Olímpicas mais um local para as seleções nacionais se reunirem periodicamente. Além disso, ampliamos nossa rede de centros de treinamentos para uma região muito importante do nosso país. A intenção do COB é levar a excelência do esporte olímpico brasileiro para as regiões Nordeste e Norte já a partir do ano que vem — afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O Centro de Formação Olímpica é uma instalação multiesportiva fruto do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A ideia é que o COB aproveite a estrutura de alto nível como uma base no Nordeste para receber mais treinamentos de campo, competições e ações de capacitação para todas as modalidades olímpicas. O acordo prevê a utilização não apenas para atletas de alto rendimento, mas também para as categorias de base e atletas em desenvolvimento.
— A parceria com o COB coloca à disposição do esporte nacional um equipamento esportivo com capacidade de atender 26 modalidades olímpicas e acomodar 246 atletas. Não é o estado do Ceará que ganha com esse acordo, é todo o esporte nacional, em particular as regiões Nordeste e Norte, que avançam na formação de atletas — disse Rogério Pinheiro, Secretário Estadual de Esportes do Ceará.