O Comitê Executivo da Panam Sports informou nesta quarta-feira (3), que a cidade de Barranquilla, na Colômbia, perdeu o direito de sediar a edição de 2027 dos Jogos Pan-Americanos. A decisão foi tomada de forma unânime e ocorreu após o descumprimento de diversos aspectos do contrato assinado com a entidade.
A Panam Sports ainda afirmou que em 19 de outubro de 2023, em uma reunião realizada em Santiago, no Chile, recebeu das autoridades colombianas uma carta oficial com data de 25 de outubro, na qual Barranquilla solicitava uma prorrogação dos prazos para poder cumprir o contrato. A proposta foi aceita e tinha como nova data o período de 30 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024.
Um novo descumprimento por parte dos colombianos, segundo a Panam Sports, tornou nula esta proposta e o Comitê Executivo tomou a decisão de retirar a sede dos Jogos de 2027 de Barranquilla.
A entidade responsável por liderar o Movimento Olímpico nas Américas disse lamentar profundamente a situação, mas que a decisão foi tomada pensando no futuro do evento multiesportivo e dos atletas do continente.
Barranquilla foi escolhida como sede em agosto de 2021, após ser a única cidade a se candidatar a receber os Jogos. O evento seria realizado de 22 de outubro a 7 de novembro.
Agora, a Panam Sports deverá abrir um processo para a escolha de uma nova sede. Durante o Pan de Santiago, São Paulo se apresentou como candidata para 2031 e surge como favorita no momento a ser a substituta da cidade colombiana.