O Brasil encerrou o sábado (3) com mais três medalhas conquistadas nas Olimpíadas. O judô, na competição mista por equipes, Bia Ferreira, no boxe até 60 quilos, e Rebeca Andrade, no salto, garantiram dois bronzes e uma prata, respectivamente — ao todo, o país já celebrou 10 medalhas em Paris: uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, ocupando a 20ª posição no quadro geral.
A primeira comemoração do dia foi o terceiro lugar alcançado pelos judocas brasileiros após vitória sobre os italianos por 4 a 3. Com o resultado, o Brasil fechou as disputas do judô em Paris com quatro medalha, o melhor resultado na história dos Jogos.
Mais uma prata de Rebeca
Na manhã brasileira e tarde francesa, foi o momento de o mundo se encantar com Rebeca Andrade mais uma vez. A prata no salto veio com a nota de 14.966, superada apenas pela americana Simone Biles, que ficou com 15.300. Rebeca volta a competir nas finais por aparelho na segunda-feira (5), na trave, a partir das 7h38min, e no solo, às 9h23min.
Segunda medalha olímpica de Bia Ferreira
Ao final do dia olímpico, foi a vez de Bia Ferreira confirmar o bronze para o Brasil. A pugilista baiana acabou derrotada na semifinal para a irlandesa Kellie Harrigton. Contudo, a brasileira já garantiu a medalha, porque no boxe olímpico não há disputa de terceiro lugar.
Seleção Feminina na semifinal
Quem também chegou à semifinal foram as meninas do futebol. Nas quartas, a Seleção bateu as anfitriãs da França por 1 a 0, com gol de Gabi Portilho, e avançaram para a próxima fase, quando enfrentam a Espanha na terça-feira (6), às 16h.
Decatlo, esperança nas águas e adversários nas quadras
O pernambucano José Fernando Ferreira, conhecido como Balotelli, terminou na 14ª posição do decatlo. Seu melhor desempenho foi o terceiro lugar no lançamento de dardo. No geral, o brasileiro fez 8.213 pontos, o melhor índice da carreira, mas insuficiente para se aproximar do pódio.
A esperança de medalhas segue viva na canoagem slalom. A mineira Ana Sátila e o paulista Pepê Gonçalves se classificaram para as eliminatórias do caiaque cross. As provas ocorrem neste domingo (4) às 10h30min, no masculino, e às 16h45min, no feminino.
No handebol, o Brasil bateu a Angola por 30 a 19 e se garantiu nas quartas de final com a última vaga do Grupo B, atrás da França. O próximo adversário será a Noruega, na terça-feira (6), às 16h30min.
Também ficou definido que os Estados Unidos estarão no caminho Brasileiro no vôlei de quadra e no basquete masculinos, nas quartas de final. No primeiro, o jogo será na segunda-feira (5), às 16h e, no segundo, na terça-feira (6), às 16h30min.
Surfe adiado de novo
Não foi neste sábado (3) que vimos Gabriel Medina e a gaúcha Tatiana Weston-Webb nas semifinais do surfe. As provas previstas para este fim de semana foram adiadas e devem ocorrer somente na segunda-feira (5), no mar de Teahupo'o , no Taiti. As águas estavam com pouca ondulação, o que não favorecia os competidores.