Rebeca Andrade parece estar aos poucos se dando conta de que entrou no grupo dos maiores medalhistas olímpicos da história do Brasil. Após conquistar a prata no salto, neste sábado (3), e se igualar aos ex-velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco pódios na carreira, a atleta disse que nunca imaginou ter tantas conquistas e fez uma brincadeira com a sua altura, de apenas 1m55cm, e com o tamanho que adquiriu dentro do esporte brasileiro.
— Eu nunca imaginei ganhar tantas medalhas olímpicas. Meus objetivos estão sendo alcançados. Tô ficando gigante, isso é muito legal. Olha o meu tamanho (risos). Mas poder representar o Brasil e ser orgulho e referência para tantas pessoas é algo que vou levar para sempre comigo. Espero continuar crescendo cada vez mais — disse, em entrevista coletiva após a cerimônia de premiação na Bercy Arena.
Além da prata no salto, Rebeca já ganhou nas Olimpíadas uma prata no individual geral e um bronze na prova por equipes. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, a paulista já havia conquistado ouro no salto e prata no individual geral, totalizando agora cinco medalhas olímpicas. Em Paris, a atleta ainda disputará na segunda (5) as finais do solo e da trave, podendo chegar a até sete medalhas na carreira em apenas duas edições de Jogos Olímpicos.
— Ainda tem a trave e o solo. Eu pretendo focar ainda mais para conseguir fazer um bom trabalho. Mas é isso, estou muito orgulhosa. Eu peguei cinco finais. Gente, quando eu poderia imaginar que pegaria cinco finais em uma Olimpíada? Estou bem orgulhosa de todas as conquistas que a gente está tendo — completou.
Rebeca falou ainda sobre o poder das suas conquistas para inspirar as mulheres do Brasil a realizarem os seus sonhos, assim como as medalhas conquistadas pelas judocas Bia Souza e Larissa Pimenta e pela skatista Rayssa Leal.
— É uma honra fazer parte dessa porcentagem de mulheres que está aqui e mostrar que a nossa luta está acontecendo, que a gente tá crescendo e que a gente está conquistando o nosso espaço. Não tem o que falar, é maravilhoso — finalizou.