Rebeca Andrade segue fazendo história. Neste sábado (3), a brasileira conquistou sua quinta medalha olímpica. A prata no salto veio com um 14.966, que a deixou atrás apenas da estadunidense Simone Biles, com incríveis 15.300. O bronze ficou com Jade Carey, dos Estados Unidos, com 14.146.
Esta foi a terceira medalha olímpica de Rebeca Andrade em Paris. No individual geral, já havia faturado a prata. Enquanto, na disputa por equipes havia ganhado o bronze. As outras duas medalhas vieram em Tóquio 2020, com um ouro no salto e uma prata no individual geral.
Agora, ela igualou os velajadores Robert Sheidt e Torben Grael e está a um pódio de isolar-se como a brasileira com mais condecorações olímpicas da história. Rebeca Andrade voltará a competir na segunda-feira (5), na trave e no solo. Portanto, tem a chance de conquistar mais duas medalhas.
Classificação do salto
- Simone Biles (EUA) - 15.300
- Rebeca Andrade (BRA) - 14.966
- Jade Carey (EUA) - 14.146
- An Chang Ok (PRK) - 14.216
- Valentina Georgieva (BUL) - 13.983
- Elisabeth Black (CAN) - 13.933
- Seojeong Yeo (KOR) - 13.416
- Shallon Olsen (CAN) - 13.366
Os maiores medalhistas brasileiros*
- 5 medalhas: Robert Scheidt (vela), Torben Grael (vela) e Rebeca Andrade (ginástica artística)**
- 4 medalhas: Serginho (vôlei), Isaquias Queiroz** (canoagem), Gustavo Borges (natação)
* Em quantidade
** Ainda competirá em Paris
Medalhas do Brasil em Paris
Com a conquista de Rebeca Andrade, neste sábado, o Brasil chegou a nove pódios nas Olimpíadas de Paris. Até então, ginástica artística e judô foram as modalidades que mais deram medalhas ao país:
- Beatriz Souza - judô (ouro)
- Willian Lima - judô (prata)
- Caio Bonfim – marcha atlética (prata)
- Rebeca Andrade - ginástica artística, individual geral (prata)
- Rebeca Andrade - ginástica artística, salto (prata)
- Larissa Pimenta - judô (bronze)
- Rayssa Leal – skate street (bronze)
- Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares - ginástica artística, por equipes (bronze)
- Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leandro Alves e William Silva - judô, por equipes (bronze)