Olimpíadas

Mais uma conquista
Notícia

Brasil conquista o bronze no judô por equipes

Time brasileiro, composto por Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Kletleyn Quadros, Rafael Macedo, Rafael Silva (Baby), Beatriz Souza, William Lima e Leonardo Alves, garantiu a medalha ao superar a Itália por 4 x 3

JACK GUEZ / AFP
Time brasileiro no judô levou a medalha de bronze.

Em um waza-ari de Rafaela Silva no último suspiro, o Brasil venceu a Itália por 4 a 3 na competição por equipes do judô e sagrou-se medalhista de bronze. Sendo assim, o judô brasileiro fechou as disputas de Paris 2024 com quatro medalhas.

— Foi especial. Bati na trave, cheguei até a semifinal no individual e fiquei sem medalha. Mas todo dia a gente se encontrava na Vila e dizia que essa medalha tinha que ser nossa, nem que fosse na base do ódio. Entrei determinada pois sabia que não podia sair daqui com a mala vazia — disse Rafaela após os combates.

O time brasileiro na disputa por equipes do judô teve: Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Beatriz Souza, Rafael Silva (Baby), Leonardo Gonçalves e William Lima.

A campanha teve vitória sobre o Cazaquistão por 4 a 2 nas oitavas de final, derrota por 4 a 3 para a Alemanha nas quartas, vitória por 4 a 1 sobre a Sérvia na repescagem e o desfecho com o êxito sobre os italianos. A luta decisiva teve Rafaela Silva superando Veronica Toniolo no golden score.

A decisão

LUIS ROBAYO / AFP
Rafaela Silva garantiu o 4 a 3 para o Brasil no golden score.

Na primeira luta, Rafael Macedo superou Christian Parlati com um ippon. Na sequência, o 2 a 0 de brasileiro teve Beatriz Souza derrubando Asya Tavano em um ippon com apenas 36 segundo. O primeiro ponto da Itália foi marcado por Gennaro Pirelli, que venceu Leonardo Gonçalves com um waza-ari.

Na quarta luta, Rafaela Silva fez o terceiro ponto brasileiro ao vencer Toniolo com um waza-ari e um ippon. Na sequência, porém, William Lima foi superado por Manuel Lombardo e Ketleyn Quadros por Savita Russo.

Com o empate em 3 a 3, o sorteio apontou a categoria até 57kg para o duelo decisivo. Sendo assim, Rafaela Silva encontrou novamente Toniolo e, mais uma vez, ela decidiu em favor do Brasil.

Outras medalhas

A Coreia do Sul venceu a Alemanha e também levou o bronze, enquanto França superou o Japão e ficou com o ouro, sagrando-se bicampeã.

Em Paris, o Brasil também levou outras três medalhas nas disputas individuais do judô. Ouro com Beatriz Souza, a prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta.

No total do quadro, este bronze do judô foi a oitava de medalha brasileira em Paris 2024. Um ouro, três pratas e quatro bronzes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Pré-Jornada

19:00 - 20:45