Beatriz Souza fez sua estreia no judô (+78kg) nos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta sexta-feira (2). Em grande fase, a atleta de 26 anos conquistou a medalha de ouro em luta contra a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo.
Paulista de Itariri e criada em Peruíbe, litoral de São Paulo, a atleta foi prata no Mundial de 2022, bronze no de 2023, campeã do título no Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Também em 2023 foi eleita a melhor judoca do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). E para completar, faturou o ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, primeira competição que disputou em 2024, e levou o ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024.
A judoca de 1m78cm de altura e 115kg se dedica, desde então, aos treinamentos para o maior desafio da carreira: a disputa Olímpica na Cidade Luz. Atualmente é atleta do Pinheiros. Fora do tatame, Bia é estudante de Administração e casada com o ex-atleta de basquete Daniel Souza, segundo a revista Quem.
"A competição é o meu momento, é o meu ambiente de tranquilidade. Onde me divirto. O melhor lugar do mundo para mim. Os treinos estão sendo bem encaminhados e os resultados que eu venho tendo durante esses últimos anos mostram que eu estou no caminho certo e que preciso continuar firme", disse em entrevista ao Olympic Channel em março deste ano.
A judoca, que começou a lutar aos sete anos – inspirada pelo pai e judoca Poscedonio José de Souza Neto –, é treinada por Sarah Menezes, que se torna a primeira brasileira campeã olímpica como judoca e treinadora.
Conheça a Bia
- Nome completo: Beatriz Rodrigues de Souza
- Kumikata: Destra
- Técnicas favoritas: Harai-goshi e Osoto-gari
- Clube Atual: Esporte Clube Pinheiros
- Clubes que já representou: Associação Budokan de Peruíbe e Sociedade Esportiva Palmeiras