Desde 1988, os sul-coreanos dominam as provas do tiro com arco. O carioca Marcus D'Almeida está em Paris para acabar com a hegemonia asiática. Número 1 do ranking mundial da World Archery, vai em busca da medalha de ouro a partir das 8h desta domingo (5). Ana Luiza Caetano tenta o mesmo feito no sábado (4), com as provas começando às 4h30min.
Até aqui, os archeiros e archeiras da Coreia do Sul conquistaram todas as medalhas das provas por equipe. Marcus é o mais cotado para mudar o hino que tocará na arena montada no Hotel dos Inválidos.
— Todos os ouros que saíram até agora (nas competições por equipes masculina e feminina) foram da Coreia do Sul. Eles dominaram a classificatória e provam a cada Olimpíada o quanto o trabalho deles é bom. Mas no domingo eu espero provar que o meu trabalho também é — destacou o arqueiro.
Ele terá como adversários nas oitavas de final o sul-coreano Woojin Kim. Se passar, pegará o vencedor do confronto entre o francês Thomas Chirault e o turco Mete Gazoz.
Ana Luiza duelará contra a francesa Lisa Barbelin. Em caso de vitória, pode pegará a indiana Simranjeet Kaur ou Diananda Choirunisa, da Indonésia.
No tiro com arco, uma vitória no set garante dois pontos e o empate apenas um. Quem chegar a seis, vence o confronto.