Principal nome do salto triplo no Brasil, Almir Junior confirmou neste domingo (9) a condição de favorito e faturou a medalha de ouro na disputa do Troféu Brasil de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Após liderar as eliminatórias, no sábado, com 16,34m, o vice-campeão mundial indoor de 2018, conseguiu 16,54m em seu primeiro salto e faturou o título da competição pela terceira vez, garantindo vaga no Campeonato ul-Americano, que acontecerá de 28 a 30 de julho, em São Paulo.
O atleta da Sogipa ficou 53 centímetros à frente do segundo colocado, Mateus Adão de Sá, do Pinheiros (SP). A medalha de bronze foi ganha por Kaun Aleixo Bento, do Praia Grande Vôlei (SP) que chegou a marca de 15,96m. O salto de Almir ainda foi o seu melhor na temporada, superando em dois centímetros o resultado de fevereiro, no Campeonato Indoor de Portugal.
Natural de Matupá, no Mato Grosso, e radicado em Porto Alegre desde 2009, Almir festejou o fato de competir em seu estado.
— Estou extremamente feliz por competir no estado que nasci e ver o povo gritando e torcendo por mim. Muito obrigado — disse o atleta de 29 anos após a prova.
A medalha de Almir Junior foi a quarta do clube gaúcho na competição. Antes, Samory Uiki foi prata no salto em distância e Mveh Viviane e Tânia Milena foram prata e bronze, respectivamente, no lançamento do martelo feminino.
O Troféu Brasil foi válido para os atletas conquistarem os índices exigidos ou somarem pontos para o Ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, assim como suas marcas valerão na busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além disso, a disputa foi seletiva para o Campeonato Sul-Americano, já que todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) serão chamados para a seleção brasileira que participará do Sul-Americano, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1º de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.