O brasileiro Almir Júnior segue sua preparação na Europa para a disputa das principais competições da temporada do atletismo e dos Jogos Pan-Americanos, em outubro, no Chile. Neste final de semana, o saltador da Sogipa participou do Campeonato de Portugal em pista coberta, no Pavilhão Expocentro, em Pombal, cidade pertencente ao distrito de Leiria. O evento serviu para os atletas locais como qualificatório para o Campeonato Europeu indoor, que se realizará de 2 a 5 de março, em Istambul, na Turquia.
Vice-campeão mundial indoor do salto triplo em 2018, ela venceu a prova disputada no sábado, com a marca de 16,52 metros. Entre os locais, Tiago Pereira (Sporting) foi o melhor com 16,48m.
— Me senti bem, mas é apenas o início da corrida para Paris-2024. Vou continuar a perseguir uma regularidade nas minhas melhores marcas, para chegar competititvo e saudável no meu grande objetivo, que são os Jogos Olímpicos — comentou Almir.
No domingo (20), Almir Júnior voltou à pista para vencer o salto em distância, com a marca de 7,73 metros. Ivo Tavares (Benfica) foi o melhor português na prova, com 7,39 m.
— Me senti melhor que no sábado. Fui competitivo e (fiz) uma marca boa para começar a temporada. Sempre que possível vou participar também na distância, mas minha prioridade é o triplo — avaliou o atleta de 29 anos.
Um dos destaques do evento foi a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona, do Sporting, que se sagrou campeã de Portugal de triplo-salto pela 10ª vez, com a marca de 14,25 metros.