O americano Ryan Crouser, bicampeão olímpico do arremesso de peso, bateu neste sábado (18) seu próprio recorde mundial ao alcançar a marca de 23,38 metros nos Simplot Games de Pocatello, em Idaho, nos Estados Unidos. O arremesso, em pista coberta, superou antigo recorde de 23,37 metros, estabelecido em junho de 2021 ao ar livre, e também sua melhor marca indoor (22,82 m).
—É fantástico estar de volta a um encontro tão fantástico. A atmosfera aqui é incomparável em qualquer lugar do mundo — disse o recordista, que disputou a prova contra cinco atletas locais, com o objetivo de estabelecer a marca.
Crouser, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020, continua expandindo seu legado ano a ano na modalidade. Em 2022, ele se tornou também campeão mundial, o grande título que faltava em sua carreira, no campeonato disputado em Eugene, com um arremesso de 22,94 m.
O americano, que abriu sua temporada há uma semana nos Millrose Games de Nova Iorque com a marca de 22,58 m, superou os 23 m em um total de sete competições.
Crouser, de 30 anos, foi criado em uma família profundamente ligada ao atletismo. Seu pai, Mitch Crouser, foi reserva na equipe de lançamento de disco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Seu tio Brian participou dos Jogos de 1988-Seul e 1992-Barcelona no lançamento de dardo e seu primo Sam representou os EUA na mesma prova no Rio.
* AFP