Líderes do ranking mundial, Ana Patrícia e Duda conquistaram,neste domingo (9), a medalha de ouro da etapa Elite 16 de Gstaad, na Suíça, do Circuito Mundial de vôlei de praia. O evento contou pontos na corrida olímpica, que em julho do próximo ano define os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com o título, elas agora somam quatro pódios na temporada, todos em torneio Elite 16. Anteriormente haviam sido campeãs em Ostrava, na República Tcheca, ficado com o vice em Tepic, no México, e o bronze em Uberlândia, em Minas Gerais.
Na decisão, as brasileiras derrotaram as americanas Sara Hughes e Kelly Cheng por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/18, após 39 minutos de partida e conquistaram o bicampeonato do torneio disputado na pequena cidade localizada nos Alpes suíços. Para a sergipana Duda foi o terceiro título seguido em Gstaad, já que em 2021 ela foi campeã ao lado de Ágatha.
O duelo decisivo foi bastante equilibrado. Ana Patrícia e Duda só foram abrir vantagem na parte final, quando chegaram a 14-10. As americanas reagiram e encostaram 13-15, forçando um pedido de tempo das brasileiras, que foram a 17-13, mas novamente viram as rivais emparelhar em 18-17. No final, num contra-ataque, Ana Patrícia definiu o 21 a 18.
Após vencerem o set inicial, as atuais campeãs lideraram o início do segundo até 10-9, quando Hughes e Cheng conseguiram virar e chegar a 12-10. Com dois erros, as americanas proporcionaram o empate em 12, mas logo depois retomaram a liderança e chegaram a 18-15. A partir desse momento só deu Brasil. Com Ana Patrícia inspirada no saque, uma sequência de seis pontos, que culminou com uma defesa de Duda que caiu na quadra dos Estados Unidos, as brasileiras repetiram o 21-18 e comemoraram a vitória e a quebra de um pequeno tabu. Esta foi a terceira vez que as duas duplas decidiram um titulo no Circuito Mundial e a primeira vez que as sul-americanas venceram.
— Adoro jogar aqui, obrigado Gstaad. Para mim, este é um torneio muito especial. A atmosfera é incrível e este lugar é tão bonito. Eu amo Gstaad, os fãs aqui são os melhores. As americanas jogaram muito bem e sempre que jogamos contra elas é muito difícil. Focamos no nosso lado de fora porque a Sara é muito rápida na defesa. Nós nos divertimos muito aqui —disse Duda, que agora soma 18 vitórias seguidas no torneio suíço.
Na disputa do bronze, as americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth superaram as alemãs Svenja Müller e Cinja Tillmann em sets diretos, parciais de 21/19 e 21/16 e garantiram a terceira medalha da temporada, após o ouro no Elite 16 de Uberlândia e no Challenge de La Paz, na Bolívia.