Os brasileiros George e André Stein conquistaram neste domingo (9), a medalha de bronze da etapa Elite 16 de Gstaad, na Suíça, do Circuito Mundial de vôlei de praia. O evento contou pontos na corrida olímpica, que em julho do próximo ano define os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na disputa por um lugar no pódio, eles foram beneficiados pela desistência dos poloneses Michal Bryl e Bartosz Losiak, que haviam vencido o primeiro set por 21/18, em 21 minutos, e que lideravam a segunda parcial em 11/7, quando Bryl acabou fraturando um dedo do pé esquerdo ao aterrisar em quadra logo após um ataque em que marcou o 11º ponto.
Após um breve atendimento a Bryl, os poloneses que chegaram aos Alpes suíços na terceira posição do ranking mundial acabaram desistindo do jogo.Esta foi a terceira medalha conquistada pelos brasileiros na temporada, a primeira em um evento da Elite16. Antes, eles foram ouro no Challenge de Itapema, em Santa Catarina, e prata no Challenge de Jürmala, na Letônia.
O ouro ficou com os americanos Miles Partain e Andrew Benesh, que venceram os noruegueses Anders Mol e Christian Sorum, líderes do ranking e atuais campeões mundiais e olímpicos, de virada, parciais de 15/21, 21/11 e 18/16, após salvarem dois match-points no tie-break.
Parceiros há nove meses, Partain,e Benesh somam três medalhas em sete eventos do Circuito Mundial. Além do título de Gstaad, eles venceram o Challenge de Dubai em 2022 e foram bronze no Elite 16 de Ostrava, na República Tcheca, em junho deste ano.