Os Estados Unidos venceram o Canadá por 67 a 63 e enfrentarão o Brasil, que derrotou Porto Rico, na decisão da Copa América feminina de basquete, que acontece em León, no México. Esta será a terceira vez que as duas seleções decidirão o título do torneio, a primeira desde 1997, quando as brasileiras devolveram a derrota de quatro anos antes. A partida acontece neste domingo (9) às 21h30 (de Brasília).
A classificação americana também foi comemorada pelas jogadoras da seleção brasileira, que estavam presentes ao Domo de la Feria. Com o resultado, o Brasil assegurou a única vaga em disputa para o Pré-Olímpico Mundial, que deve acontecer em fevereiro de 2024. Atuais campeões mundiais, os Estados Unidos já estão classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao lado da anfitriã França - mesmo assim, de acordo com o regulamento da Federação Internacional de Basketball (FIBA), os dois países participarão do torneio qualificatório, que distribuirá 10 vagas em quatro grupos a serem disputados.
Estados Unidos e Canadá fizeram um jogo equilibrado e a equipe americana , que é formada por diversas jogadoras do basquete universitário, acabou se impondo. No primeiro quarto, o time dirigido por Kamie Ethridge, campeã olímpica em Seul-1988, abriu cinco pontos de frente (22 a 17). E apesar de serem mais experientes, as canadenses não conseguiram se impor e viram a desvantagem dobrar no intervalo, com o marcador apontando 39 a 29.
A reação do Canadá veio no terceiro período, sob o comando da pivô Kayla Alexander. Com precisão nos arremessos e boa marcação, as dirigidas do espanhol Victo Lapena marcaram 21 a 15 e encurtaram a diferença para quatro (54 a 50). Mas apesar da pressão canadense nos 10 minutos finais, as jovens americanas conseguiram segurar a vantagem para festejarem a classificação para a decisão.
Com 12 pontos, Lauren Betts foi a cestinha americana. A pivô de UCLA ainda conseguiu quatro rebotes, enquanto a armadora Rickea Jackson, da Universidade do Tennessee, contribuiu com mais 11 e seis rebotes. Principal jogadora da equipe, a ala Angel Reese, 21 anos, que foi campeã e eleita melhor jogadora (MVP) da última liga universitária americana (NCAA), por Louisiana State, terminou com um duplo-duplo de 10 pontos e 13 rebotes.