As brasileiras Duda e Ana Patrícia conquistaram, no domingo (30), a medalha de bronze da etapa Elite 16 de Uberlândia do Circuito Mundial de vôlei de praia. A competição foi realizada no Centro de Treinamentos do Praia Clube.
Líderes do ranking mundial, Duda e Ana vencerem os três confrontos da fase classificatória e avançaram para as quartas de final, onde superaram as suíças Anouk Vergé-Depré e Joana Mäder. Porém, nas semifinais, elas pararam nas australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy e foram derrotadas por 2 a 0 (21/16 e 25/23).
Na disputa por um lugar no pódio, as brasileiras enfrentaram as americanas Sara Hughes e Kelly Cheng e venceram em sets diretos, parciais de 21/16 e 21/13, devolvendo a derrota na decisão do Elite 16 de Tepic, no México, em março, e assegurando a segunda medalha da temporada.
— Eu estou muito feliz. Sabemos como é difícil jogar o Circuito Mundial. Brigamos muito. Na semifinal, não conseguimos encaixar muito bem o jogo, mas na decisão do bronze viemos com muita vontade. As americanas são um time recém-formado, que ainda não tínhamos vencido — comentou Ana Patrícia.
O ouro ficou com as americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth, que foram derrotadas por Duda e Ana Patrícia na fase classificatória, e que posteriormente eliminaram as também brasileiras Bárbara Seixas e Carol Solberg nas quartas de final. Na decisão, elas venceram as australianas del Solar e Clancy por 2 a 1, parciais de 16/21, 24/22 e 15/13.
Com o resultado, Duda e Ana Patrícia seguem na liderança do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com 9.100 pontos contra 7.620 de Del Solar e Clancy, que estão em segundo, e 7.720 de Bárbara Seixas/Carol Solberg.
Na classificação olímpica, Hughes/Chang lideram a corrida para os Jogos de Paris com 3.460, 100 pontos à frente de Nuss/Kloth. A terceira posição pertence a del Solar/Clancy, com 3.100. Na sequência aparecem as brasileiras Bárbara Seixas/Carol Solberg com 2.880. Elas tem apenas 20 de vantagem para Duda/Ana Patrícia.