O Brasil encerrou o Campeonato Pan-Americano de canoagem slalom e caiaque-cross, disputado no último final de semana, com seis medalhas de ouro e duas de prata na categoria principal. A competição, realizada no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, também foi classificatória para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, que será realizado na sub-sede de Los Andes, no Chile, nas águas do Rio Aconcagua, entre os dias 27 a 29 de novembro.
Entre a sexta-feira e o domingo, o percurso nas águas do Rio Paranhana recebeu cerca de 150 atletas de 11 países das Américas. As vagas para os Jogos Pan-Americanos foram destinadas para os nove primeiros colocados nas provas do slalom, respeitando o limite de uma vaga por país. Já no extremo, os cinco primeiros se classificaram.
As medalhas douradas do Brasil foram conquistadas nas provas por equipe de C1 feminino (Ana Sátila, Omira Estácia e Bratriz da Motta), K1 masculino (Guilherme Mapelli, Mathieu Desnos e Pepê Gonçalves) e K1 feminino (Ana Sátila, Omira Estácia e Bratriz da Motta) e nas disputas individuais de K1 feminino (Omira Estácia), C1 feminino (Ana Sátila) e caiaque extremo masculino (Guilherme Rodrigues).
Os outros dois pódios brasileiros, com medalhas de prata, vieram com a equipe do C1 masculino (Kauã da Silva, Charles Correa e Igor Siebel) e na disputa do K1 masculino (Pepê Gonçalves).
Confira aqui todos os resultados do Pan-Americano de canoagem slalom e caiaque-cross, assim como da Copa Brasil, que foi realizada paralelamente.