Após as duas medalhas conquistadas por Mveh Viviane e Tânia Milena no lançamento do martelo feminino, a Sogipa voltou a subir no pódio do Troféu Brasil de Atletismo, que está sendo disputado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Nesta sexta-feira (7), Samory Uiki ficou com a prata no salto em distância e garantiu mais um pódio para o clube gaúcho.
O resultado não foi o esperado por Samory, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele conseguiu concluir cinco de suas seis tentativas e teve como melhor marca os 7m81cm atingidos no sexto e último salto, ficando a quatro centímetros do vencedor, Lucas Marcelino dos Santos (Pinheiros-SP). O terceiro colocado foi Breno de Carvalho (Associação dos Servidores Publicos Municipais de Pindamonhangaba-SP) com 7m61cm. Danylo Martins, também da Sogipa, fez 7m57cm e terminou em quarto.
A Sogipa ainda teve outros atletas em ação. No salto em altura masculino, Demétrius França foi o 12º colocado com 1m85cm. O título ficou com Fernando Ferreira, do Instituto Elisângela Adriano-SP, com 2m17cm. O pódio ainda teve Thiago Moura (Projeto Atletismo Campeão-PE), prata com 2m15cm, e Talles Frederico Silva (Instituto Atletismo de Balneário Camboriú- SC), bronze com 2m11cm.
Na disputa do lançamento do martelo masculino, Leanderson Ferreira Cardoso terminou em 11º lugar com 51m36cm. A medalha de ouro foi conquistada por Alencar Chagas Pereira (Associação Riopretense Pró Atletismo-SP) com 69m85cm. A prata foi para Allan Wolski (Pinheiros-SP) com 69m68cm e o bronze ficou com Luís Gustavo da Silva (Praia Grande Volei-SP) com 68m18cm.
E na prova do decatlo, Jefferson de Carvalho Santos somou 5.830 pontos e terminou na sétima última posição. O vencedor foi José Fernando Santana (PRaia Clube-MG).
Mais duas representantes do Rio Grande do Sul competiram nesta sexta. Nas eliminatórias dos 800 metros feminino, Jaqueline Weber (Associação Recreativa Medalha de Ouro) venceu a primeira semifinal com 2m10s37 e registrou o sexto melhor tempo. Já Alissandra de Lima Araújo, da Associação Noroeste Runners de Ijuí, terminou em terceiro na segunda bateria, com 2m10s66 e acabou eliminada, já que apenas as duas primeiras colocadas de cada prova e os dois melhores tempos avançaram para a final.
O Troféu Brasil é uma das últimas oportunidades para os atletas conquistarem os índices exigidos ou somarem pontos para o Ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, assim como suas marcas valerão na busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além disso, a disputa ainda será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho. Todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) serão chamados para a seleção brasileira que participará do Sul-Americano, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1º de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.