Apontado como uma das revelações do atletismo brasileiro nos últimos anos, Paulo André Camilo de Oliveira, o PA, foi o grande destaque da equipe que conquistou a medalha de ouro nos 4x100 metros do Mundial de Revezamentos de 2019.
Porém, a expectativa criada em cima do quarteto acabou não se comprovando e outro pódio de relevância não veio, seja no Mundial da modalidade ou nos Jogos Olímpicos, o que deixou uma dúvida que ainda persiste. Apesar da tradição do Brasil em provas como essa, aquela medalha de ouro foi conquistada também por conta de ausências nas equipes rivais?
A resposta ainda não veio e o próprio Paulo André, que em 2022 optou por deixar as pistas para ser um dos integrantes do Big Brother Brasil ajudou a acelerar essa questão. Afinal não é necessária dedicação diária, sacrifício para se chegar ao máximo?
Todos os grandes esportistas são fruto de muito trabalho e até se tornam celebridades, mas após atingirem o Olimpo. Nesse caso, nosso melhor velocista estaria invertendo os fatores e se tornando famoso antes mesmo dos grandes títulos, mas pelo fato de ter participado de um reality show.
Enfim, a resposta será dada dentro da pista. Muitos dirão que o simples fato de PA, como ele passou a ser chamado após o BBB, ter vencido os 100 metros do Troféu Brasil, em Cuiabá, onde em uma das semifinais ele chegou a correr 9s99 são evidências de que a aposta do corredor de 24 anos estava certa.
Mas vamos aos fatos. Tanto o tempo conseguido por ele, como por Erik Cardoso, que foi ainda mais rápido (9s97) em outra semifinal não foram homologados pelo fato de que as provas foram disputadas com velocidade do vento acima do que é permitido. A regra prevê um máximo de 2 metros por segundo e no caso de Paulo André, a velocidade era de 2,4, e de Erik de 2,1 m/s.
E o outro detalhe é o próprio resultado da final, quando Paulo André venceu o Troféu Brasil com 10s15, marca que o deixaria longe de qualquer final das principais competições internacionais.
Para deixar claro, se o melhor corredor do país fica um ano parado, volta e mesmo sem ritmo vence, é sinal de que algo não está correto.
No mundo das celebridades, PA brilha e o atletismo pode lucrar com essa exposição. Mas vale lembrar que a fama é tão breve e fugaz como uma prova de 100 metros, que normalmente termina em menos de 10 segundos.