O brasiliense Caio Bonfim (Caso-DF) ganhou a primeira medalha de ouro do 42º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo com direito ao recorde da competição nos 20 km marcha atlética, disputados na manhã desta quinta-feira (6), num circuito de 1 km montando na Avenida Parque do Barbado, Jardim das Américas, em Cuiabá.
Caio completou as 20 voltas em 1h20min55s, melhorando em 30 segundos o seu recorde anterior, que perdurava desde 2017.
— Estou muito feliz por melhorar a minha marca no Troféu Brasil, depois de seis anos. Isso me dá ainda mais confiança para treinar para o Mundial de Budapeste — disse, referindo-se à principal competição da modalidade de 2023, que será disputada de 19 a 27 de agosto, na Hungria.
Já classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Caio foca agora a participação no Mundial. Por isso, abriu mão de disputar o Sul-Americano, a ser realizado de 28 a 30 de julho. Ele embarca no dia 22 de julho para Sierra Nevada, na Espanha, onde fará um camping de treinamento em altitude.
— O Sul-Americano será muito perto do Mundial. Quero fazer uma excelente preparação para obter um bom resultado na Hungria — comentou o medalhista de bronze nos 20 km no Mundial de Londres-2017.
O pódio em Cuiabá foi completado por Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) e Max Batista dos Santos (Caso-DF), que ficaram em segundo e em terceiro lugares, com 1h24min15a e 1h24min24s, respectivamente.
Entre as mulheres, a vitória foi de Gabriela de Souza Muniz (Caso-DF), com 1h33min21s.
Gabrielly Cristina dos Santos (Fecam/Assercam-PR) ficou com a medalha de prata, com 1h43min44s, enquanto Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) foi bronze, com 1h44min42s.
—Melhorei mais de um minuto minha marca e estou muito feliz. O objetivo é sempre melhorar, mas não esperava tanto. Gosto de competir com clima mais frio, mas acabou dando tudo certo — comemorou Gabriela.