Uma das principais competições da temporada, o Troféu Brasil de atletismo será disputado a partir desta quinta-feira (6), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O evento é apontado como o principal entre equipes da América Latina e é uma das últimas oportunidades para os atletas conquistarem os índices exigidos ou somarem pontos para o Ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, assim como suas marcas valerão na busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além disso, a disputa ainda será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) do Troféu Brasil serão chamados para a seleção brasileira para o Sul-Americano, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1º de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.
Algumas provas são exceções. A qualificação para o Mundial terminou para a maratona e a marcha de 35 km no dia 30 de maio. Em todas as outras provas, o prazo final para índices e pontos é dia de 30 julho. Já para as Olimpíadas, o período de qualificação no caso da maratona começou no dia 1º de novembro de 2022 e vai até 30 de abril de 2024. Nos 10.000 m, combinadas (decatlo e heptatlo), marchas e revezamentos, o prazo iniciou em 31 de dezembro de 2022 e vai até 30 de junho de 2024, mesma data em que se encerra o prazo para todas as competições de pista e de campo. A janela de qualificação para essas provas começou no último dia 1º de julho.
O Troféu Brasil de Atletismo 2023 terá a participação de 750 atletas (322 mulheres e 438 homens) de 120 clubes de todas as regiões do país. Alguns atletas gaúchos estarão na disputa, como Jaqueline Weber, que assumiu a liderança do ranking sul-americano dos 800 metros ao marcar 2min01seg54 no Meeting de Meilen, na Suíça, em junho.
— Eu confesso que o 2min1s era um sonho antigo. A partir do momento em que eu consegui e da forma como foi, a sensação que eu tenho é que já estou correndo menos. É acertar uma prova perfeita. Então, acredito que isso é possível. Os treinos e as competições (na Europa) também projetam isso — disse Jaqueline, que representa a Associação Medalha de Ouro (AMO), em entrevista ao programa Gaúcha 2024 da Rádio Gaúcha.
Além da corredora radicada em Santa Cruz do Sul, destaque para os olímpicos Almir Júnior (salto triplo) e Samory Uiki (salto em distância). Os saltadores da Sogipa buscam repetir as qualificações obtidas para os Jogos de Tóquio.
No total, o Rio Grande do Sul terá 15 atletas em quatro equipes: Associação Noroeste Runner (4), Associação Passofundense de Atletismo (2), Assosciação Recreativa Medalha de Ouro (1) e Sogipa (8).
Darlan Romani, Paulo André, Vitória Rosa, Rosângela Santos são atrações; Alison dos Santos será ausência
Outros grandes nomes do atletismo brasileiro estarão em Cuiabá. Campeão mundial indoor no arremesso de peso em 2022, Darlan Romani é uma das estrelas do Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia. A equipe mineira trouxe reforços de seleção brasileira, como Alexsandro Melo (triplo), Eduardo de Deus (110 m com barreiras), José Fernando Santana (decatlo), e inscrito nos 5.000 m e 10.000 m), Ana Caroline Miguel (arremesso peso e lançamento do martelo), Tainara Mees (heptatlo) e Viviane Santana Lyra (marcha).
Atual heptacampeão, o Pinheiros (SP) busca manter sua hegemonia e para isso contará com 54 atletas no Troféu Brasil. Altobeli Santos da Silva (10.000 e 5.000 m), Hederson Alves Estefan (400m com barreiras), Jorge Vides (100m e 200m), Andressa de Moras (lançamento do disco), Eliane Martins (salto em distância), Lorraine Martins (100m, 200m e 400m) e Vitória Rosa (100m e 200m) são alguns dos principais nome da equipe paulista.
Tiffani Marinho (200m, 400m e 800m) e Márcio Teles (400m com barreiras), que disputaram os Jogos Olímpicos de Tóquio, lideram a Orcampi, de Campinas (SP), vice-campeã da edição passada.
Um dos atletas que deverá ganhar as manchetes em Cuiabá é Paulo André de Oliveira (CAES-ES), que confirmou participação nos 100m, em que tentará a vaga ao Mundial. O velocista está retornando às competições após participar do Big Brother Brasil. O ex-BB terá rivais fortíssimos, como Renan Gallina (Maringá-PR), que recentemente cravou 10s01, Felipe Bardi e Erick Cardoso (Sesi-SP) e Rodrigo do Nascimento (Pinheiros).
Na prova feminina dos 100 m, a veterana Rosângela Santos (Equipe Medex- RJ), bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Pequim-2008, tentará desbancar Vitória Rosa, que vem dominado as provas de velocidade no País.
A grande ausência será Alison dos Santos, bronze nos Jogos de Tóquio e campeão mundial dos 400 m com barreiras, que após realizar uma cirurgia no joelho direito tem retorno marcado para a etapa de Mônaco da Diamond League, que ocorrerá no dia 21 deste mês.
O Troféu Brasil será disputado até o domingo (9) e todas as suas provas transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O calendário completo está disponível no site oficial.