Depois de um dia frustrado nos Jogos Olímpicos de Tóquio para os brasileiros no atletismo, Alison Santos, 21 anos, conseguiu a medalha de bronze na final dos 400m rasos. Ele subiu no pódio ao terminar o percurso em 46seg72, estabelecendo um novo recorde sul-americano. É a 11ª medalha para o Brasil.
A prova foi marcada pela superação: em primeiro lugar, Karsten Warholm, bateu o próprio recorde mundial ao fechar em 45seg94 - anteriormente, a marca de 46seg70. Na sequência, o americano Rai Benjamin, que ficou com a prata, bateu o recorde regional ao chegar em 46seg17.
Em quarto lugar, Kyron McMaster superou o recorde nacional (47seg08); o tuco Yasmani Copell igualou o recorde nacional (47seg81) e Rasmos Magi bateu o recorde de seu país, Estônia (48seg11).
Outros brasileiros não avançaram
Outros brasileiros marcaram presença em outras provas de atletismo desta segunda-feira. Mas, ao contrário de Alison, não conseguiram ser bem sucedidos.
Alexsandro Melo errou o a primeira tentativa no salto triplo, ficando com 15,65m. O atleta sentiu uma contusão, descobriu uma lesão no joelho e se retirou da classificatória. No mesmo grupo, Mateus de Sá anotou 16,49m no seu melhor salto. Já na outra bateria, Almir dos Santos queimou a primeira tentativa e ficou longe da marca necessária na segunda e terceira. Seu melhor resultado foi de 16,27m.
Na corrida dos 1500m, Thiago André precisava ficar entre os seis primeiros para ir à semifinal. Contudo, foi ficando para trás ao longo da prova, teve que desviar de uma queda e acabou saindo da pista. Terminou a prova em 13º.
Em arremesso de dardo, Jucilene Lima fechou com a marca de 60,14m, 6ª melhor marca do grupo A. Contudo, quando o grupo B terminou suas provas, a brasileira foi superada e ficou de fora da final. Neste segundo grupo, inclusive, Laila Ferrer também estava disputando, mas ficou em 10ª lugar anotando 59,47m.
Tiffani Marinho disputou as classificatórias dos 400m rasos. Restava uma bateria quando ela conseguiu ficar com a última vaga; contudo, na prova seguinte, a espanhola Aauri Lorena Bokesa acabou batendo Tiffani, tirando a brasileira da semifinal.
Na classificatória dos 200m, Jorge Vides competiu primeiro. Ele fechou a sessão com a quarta colocação, com tempo de 20seg94, mas somente os três melhores poderiam avançar. Aldemir Júnior disputou na terceira bateria, marcou 20seg84 e ficou em sexto lugar. Na quinta bateria, Lucas Villar terminou o percurso na sesta posição, com 21seg31s.