Únicos medalhistas do judô brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin já estão no Brasil novamente. Os judocas desembarcaram na manhã desta segunda-feira (2) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Os gaúchos, antes de voltarem a Porto Alegre, ainda terão de cumprir agenda no Rio de Janeiro, onde também já chegaram poucas horas depois de pisarem em solo brasileiro. Os dois devem ser recebidos no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, ainda sem horário definido. A expectativa é de que haja o tradicional desfile no caminhão de bombeiros.
Mayra e Daniel conversaram com o ge.globo assim que chegaram ao Brasil e falaram sobre as medalhas de bronze, conquistadas nas categorias meio-pesado (até 78 quilos) e no peso-meio-leve (até 66 quilos), respectivamente.
— Quantas vezes cheguei aqui nesse aeroporto de volta de competição com o tornozelo torcido, mal, sem nenhuma medalha. Isso dá mais valor para a medalha, para a competição que consegui fazer. Ainda não caiu (a ficha), porque dá uns flashes às vezes da competição, nem parece que é real. Estava tão concentrado que, quando relaxei, ficou meio parecendo superficial. Mas acho que isso vai mudar quando chegar em casa mesmo — disse Cargnin.
— Estou numa emoção gigante. Desde que acabou aquela luta, estou numa emoção bastante gostosa. O voo foi bem cansativo, o fuso horário está bem errado. Mas é muito bom voltar para casa e poder comemorar com o pessoal, com a família e com o aniversário — completou Mayra.
O gaúcho participou da sua primeira Olimpíadas e já conquistou a primeira medalha. Já Mayra chegou ao seu terceiro bronze no evento (antes, Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016).