A seleção brasileira fechou a fase classificatória do vôlei feminino invicta nesta segunda-feira (2) pelas Olimpíadas de Tóquio. Jogando contra o Quênia, as comandadas de José Roberto Guimarães bateram as africanas pelo placar de 3 sets a o, parciais de 25/10, 25/16 e 25/8. Agora, como passou em primeiro, irá enfrentar o Comitê Olímpico Russo, às 9h30min da próxima quarta (4).
Com níveis técnicos bem diferentes entre as seleções, o Brasil não teve problemas nos três sets. No primeiro, inspiradas por Ana Carolina e Tandara, com sete e cinco pontos respectivamente, as brasileiras abriram uma boa vantagem e fecharam a parcial em 21 minutos.
A equipe manteve a concentração no set seguinte para encaminhar a vitória e assegurar a liderança do Grupo A. Carol Gattaz, em sua primeira Olimpíadas, Gabi e Ana Carolina deram a vantagem logo no começo da disputa. As adversárias, dessa vez, cresceram um pouco na partida, conseguiram virar uma sequência de bolas, mas não foram capazes de tomar um set das brasileiras.
Já pensando em preservar atletas para as quartas de final contra as russas, o técnico José Roberto Guimarães rodou o elenco e colocou algumas jogadoras consideradas reservas em quadra para que ganhassem ritmo. O desempenho seguiu alto e o Brasil conseguiu fechar em 25/8.
A boa notícia foi que a levantadora Macris, que havia torcido o tornozelo na partida contra o Japão na última quinta, voltou a ficar no banco de reservas e pode ser novidade já na próxima fase dos Jogos.