A seleção feminina de basquete fez uma grande partida nesta terça-feira (4) e derrotou os Estados Unidos por 67 a 54. A partida foi válida pela fase classificatória da Copa América, que acontece em León, no México. Com o resultado, o Brasil confirmou o bom momento e assumiu a liderança do Grupo A, com 100% de aproveitamento, após quatro rodadas.
O grande destaque foi a armadora Tainá Paixão, com 23 pontos. A cestinha da partida ainda distribuiu três assistências e conquistou quatro rebotes. A pivô Kamilla Soares contribuiu com dez pontos e seis rebotes. Outra pivô que se destacou foi a veterana Erika. A jogadora 41 anos saiu do banco para marcar sete pontos e pegar igual número de rebotes.
Nos Estados Unidos, que disputam o torneio com uma equipe formada por universitárias, já que tem vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e não está na briga por uma das duas vagas em disputa para o Pré-Olímpico Mundial ou as quatro em jogo para o Pré-Olímpico das Américas, que também classificará para o torneio qualificatório olímpico.
O Brasil acabou a primeira fase com quatro vitórias em quatro jogos. Agora, aguarda a definição do Grupo B, que é formado por Canadá, Porto Rico, Colômbia, México e República Dominicana, para conhecer seu adversário nas quartas de final.
A partida começou equilibrada, com os Estados Unidos na busca de dominar o jogo. A equipe americana conseguiu abrir vantagem, mas acabou sofrendo a virada antes mesmo do fim primeiro quarto, por causa de uma cesta de três pontos da ala-pivô Sassá.
No segundo quarto, o Brasil foi ainda mais eficiente e conseguiu abrir a vantagem para 10 pontos, fechando em 35 a 25. No terceiro, o duelo ficou empatado. Cada seleção anotou 14 pontos, o que deixou a seleção brasileira à frente do marcador. No último período, o time brasileiro administrou a vantagem e acabou confirmando a vitória por 67 a 54.
A rodada começou com uma difícil vitória de Cuba sobre a Argentina por 66 a 63. Foi o primeiro triunfo das cubanas no torneio, após três jogos. As argentinas ainda não venceram.