A gaúcha Jaqueline Weber encerrou sua temporada na Europa com vitória no Meeting de Meilen, na Suíça. No sábado (17), ela foi a mais rápida nos 800 metros rasos, com a marca de 2min01seg54, seu melhor tempo na carreira. O resultado lhe garante a liderança do ranking sul-americano.
— Tive a sensação de que todos anos de trabalho, dedicação e abdicação, fizeram sentido. Correr 2min01seg era um antigo sonho. Agora já miramos baixar de 2 minutos. A constância de resultados mostra que podemos chegar lá — projeta Jaqueline, que com a marca conquistada na Suíça ficou muito próxima de se garantir nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que acontecerão de 20 de outubro a 5 de novembro deste ano.
Jaqueline tem como objetivo principal uma vaga na Olimpíada de Paris, em 2024. Na Europa, ela venceu os 800 metros do British Milers Club Grand Prix, em Manchester, na Inglaterra, e a final B dos 800 metros do Meeting Ibero-Americano, em Huelva, na Espanha. Além disso, ela terminou em terceiro lugar no Meeting Disputacion de Castellón, na Espanha, e ficou em segundo nos 1.500 metros do Meeting de Lisboa, em Portugal, quando estabeleceu um novo recorde estadual.
Todos estes resultados deixam o treinador e ex-atleta olímpico Fabiano Peçanha otimista.
— Essa temporada na Europa foi incrível. Foram quatro excelentes resultado nos 800 metros, entre os melhores da carreira da Jaque, além de nos 1.500 metros ela conseguir a melhor marca gaúcha de todos os tempos. Os pontos e marcas atingidos também encaminham a qualificação para o Campeonato Mundial. Hoje ela (Jaqueline), definitivamente, se torna uma atleta de nível mundial— comenta Fabiano, que participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012.
Jaqueline Weber retornou ao Brasil nesta quarta (21) e agora fará uma etapa de treinamentos visando o Troféu Brasil, que será disputado em Cuiabá, de 6 a 9 de julho, e o Campeonato Sul Americano, no Centro Olímpico, em São Paulo, de 28 a 30 de julho.
Confira os tempos de Jaqueline na Europa:
800 metros:
- British Milers Club Grand Prix, Manchester (Inglaterra) - 2min03seg84
- Meeting Ibero-Americano, Huelva (Espanha) - 2min02s86
- Meeting Disputacion de Castellón (Espanha) - 2min03seg52
- Meeting Meilen (Suíça) - 2min01seg54 (melhor marca da carreira)
1.500 metros:
- Meeting de Lisboa (Portugal) - 4min14s83 (recorde gaúcho)