Com a participação de 16 representantes do Brasil, o Campeonato Sul-Americano de levantamento de pesos se inicia nesta quarta-feira (5), em Guayaquil, no Equador.
Até o próximo domingo (9) oito pesistas homens e oito mulheres buscam melhorar suas marcas pessoais nas categorias sub-17, sub-20 e adulto, de olho nas principais competições do próximo ano.
— O Campeonato Sul-Americano é muito importante se olharmos para o próximo ano, principalmente para as categorias mais novas, tendo nesta a última competição importante do ano. Será uma campeonato de testes, onde os atletas vão atrás de resultados maiores que seus índices. Todos vão com a meta de buscar medalhas, além de buscar novos recordes pessoais — comenta o romeno Dragos Stanica, técnico da seleção brasileira.
De acordo com a programação, Emily Rosa será a primeira representante do Brasil a subir na plataforma, já nesta quarta (5). Ela compete pela categoria 49kg, no adulto feminino, com carga de entrada de 180 kg. Sua prova tem início previsto para às 18h (de Brasília). Sua principal marca na temporada foram os 177 kg levantados no Campeonato Brasileiro, em maio.
Na quinta-feira (6) serão três os pesistas em ação. A começar por Thiago Felix, que às 14h compete pela categoria 61 kg, no adulto masculino, que tem como carga de entrada 280 kg. Thiago vem dos 271 kg alçados no Campeonato Pan-Americano Adulto, também em maio deste ano.
Na sequência, às 16h, Beatriz Kamille compete na categoria 55 kg, do sub-17 feminino. Nesta temporada alcançou a marca de 166 kg na avaliação técnica realizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e entra na prova com uma carga de 170 kg.
Fechando o segundo dia de participação brasileira, às 20h, Julia Rodrigues disputa a categoria 59 kg no sub-20 feminino, com uma carga de entrada de 200 kg. Na atual temporada, ela conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano Sub-20, com 192 kg totais levantados.
A sexta-feira (7) começará com João Victor Nascimento na plataforma, competindo pela categoria 73 kg, no sub-17 masculino, a partir das 14h. O pesista performou para 250 kg na avaliação técnica realizada pela CBLP, sendo esta a sua carga de entrada na competição.
Lourdes Califrer irá competir a partir das 16h, pelo sub-20 feminino na categoria 64 kg. E ela chega embalada para a disputa, após ter levantado 193 kg no Brasileiro e quebrado o recorde nacional da faixa etária. A marca está três quilos acima da sua carga inicial no evento.
Ainda na sexta-feira, pela categoria 71 kg, Laila Rizzo e Amanda Schott sobem à plataforma às 20h. Laila disputa o sub-17 feminino e estabeleceu três novos recordes nacionais no último Brasileiro. Ela fechou a prova com 183 kg, treze acima da sua marca de entrada em Guayaquil. Já Amanda vai atrás do ouro no adulto e também vem de três recordes no torneio nacional. Sua nova carga total é de 236 kg, seis a mais do que sua carga de entrada.
O sábado (8) será o dia com o maior número de pesistas brasileiros em competição, totalizando seis. A começar pelo trio João Augusto Coelho, Matheus Pessanha e Josué Lucas, às 14h, todos pela categoria 89 kg.
Coelho e Pessanha tem como carga de entrada 290 kg, no sub-20, vindo Pessanha da quebra do recorde nacional na prova de arremesso, durante o último Campeonato Brasileiro. Também é o atual campeão sul-americano no arranco. Com 320 kg de carga inicial, Josué alçou 10 kg a mais no último certame nacional, quando obteve dois recordes.
Logo depois será a vez de Laura Amaro se apresentar pela categoria 8 1kg, no adulto feminino. Ela chega ao Equador impulsionada pelos três recordes obtidos no último Brasileiro, alcançando uma carga total de 242 kg, dois acima do seu índice de entrada no Sul-Americano.
O sábado ainda reserva a prova da categoria 102 kg, quando Gabriel Portela e Pedro Greco sobem na plataforma a partir das 20h. Portela compete no sub-17, tendo subido de faixa de peso recentemente. Levantou 277 kg na avaliação técnica realizada pela CBLP, dois quilos acima da sua marca de entrada neste evento. Na mesma avaliação, Pedro chegou ao total de 289 kg e em Guayaquil parte de uma carga inicial de 290kg.
Fechando a participação brasileira, será a vez de Taiane Justino e Mateus Gregório mostrarem seu repertório no domingo (9). A iniciar por Taiane, que vem em grande temporada e representará o Brasil no sub-20 e no adulto feminino da categoria 87kg, a partir das 12h. No Campeonato Pan-Americano Sub-20 deste ano, levantou um total de 247kg, estabelecendo os três novos recordes nacionais.
O último a competir será Mateus, que sobe à plataforma a partir das 14h, pela categoria 109kg adulto masculino. Depois de quatro anos afastado das competições, o pesista se mostrou em plena forma ao levantar 373kg no último Brasileiro, três quilos acima de sua carga de entrada no evento em solo equatoriano.