A Sogipa conquistou duas medalhas no primeiro dia de finais do Troféu Brasil de Atletismo, que teve início nesta quinta-feira (6) no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Os pódios vieram com Mveh Viviane e Tânia Milena, que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, no lançamento do martelo feminino.
O título da prova foi conquistado por Mariana Marcelino, da UCA-SC, que fez 62m02cm em seu quarto lançamento. Mveh atingiu a marca de 60m90cm em sua sexta e última tentativa, enquanto Tânia chegou aos 59m82cm no quarto lançamento. As duas atletas da Sogipa conseguiram seus melhores resultados da carreira.
Samory Uiki lidera eliminatórias do salto em distância
No salto em distância masculino, Samory Uiki garantiu classificação para a final em primeiro lugar. Com a marca de 7m60cm, ele liderou sua série. Lucas Marcelino dos Santos (Pinheiros-SP) também fez 7m60cm, mas como o saltador gaúcho marcou 7m58cm em sua primeira tentativa acabou ficando em primeiro.
Outro atleta da Sogipa, Danylo Martins fez 7m51cm, foi o terceiro colocado e também passou à final. Já Demétryus França saltou 6m88cm e ficou apenas em 18º na classificação geral.
O Troféu Brasil é uma das últimas oportunidades para os atletas conquistarem os índices exigidos ou somarem pontos para o Ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, assim como suas marcas valerão na busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além disso, a disputa ainda será seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho. Todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) serão chamados para a seleção brasileira que participará do Sul-Americano, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1º de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.