Em mais um passo em direção às quartas de final em Tóquio 2020, o time brasileiro de vôlei masculino venceu, na madrugada desta sexta-feira (30), o jogo contra os Estados Unidos. Por 3 sets a 1, a seleção acumula sua terceira vitória na etapa preliminar, na qual está colocado no grupo B.
Depois da derrota para a Rússia, o Brasil precisava vencer este jogo para não precisar decidir a classificação na próxima disputa, contra a França. Com o resultado positivo, agora está praticamente nas quartas de final: se a Argentina ou França perderem para Tunísia e Rússia, o Brasil passa de fase.
O primeiro saque era brasileiro, mas o ponto foi americano: Maxwell Holt conseguiu mandar a bola para dentro da quadra da seleção e movimentou o placar. Os Estados Unidos conseguiram aproveitar a vantagem e chegaram a marcar 0 x 5, antes de Yoandy Leal fazer o primeiro ponto para o Brasil. Apesar do início ruim, o time conseguiu recuperar e superou o adversário em cerca de 15 minutos do set inicial. Depois de uma disputa acirrada, sem nenhum dos dois times conseguir marcar o setpoint, os Estados Unidos conseguiram cravar dois pontos seguidos, fechando a parcial do primeiro set em 30 a 32.
Mesmo com o início do segundo set favorável ao Brasil, que marcou o primeiro ponto com Lucas Saatkamp (o Lucão), a disputa seguiu acirrada. Destaque para o ace de de Leal, fazendo com que os americanos perdessem de 13 a 9. Os Estados Unidos encostaram e, novamente, a decisão veio diante de um setpoint - desta vez, porém, foram os brasileiros que levaram, em uma parcial de 25 a 23.
Depois dos primeiros minutos do terceiro set, no qual os dois times alternaram no topo do placar, o Brasil finalmente conseguiu manter a liderança do jogo. Apesar do avanço dos EUA, os americanos não conseguiram encostar e a parcial terminou em 25 a 21.
O quarto set marcou a vitória definitiva do Brasil, em uma parcial fechada . Mesmo com um início conturbado diante da abertura de placar dos americanos, a seleção se recuperou acabou ficando na frente na maior parte do jogo.