O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
São 21 os deputados brasileiros que devem participar da posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro. Na comitiva que vai a Washington, estarão três parlamentares gaúchos: Giovani Cherini (PL), Marcel van Hattem (Novo) e Maurício Marcon (Podemos).
A lista dos parlamentares foi informada com exclusividade à coluna por Cherini, que diz ter feito um levantamento próprio com os deputados. A programação do deputado e presidente do PL no Rio Grande do Sul começa no domingo (19), em um brunch com um conselheiro de Trump, servido exclusivamente para parte da comitiva brasileira. À tarde, haverá um comício da vitória, do qual alguns deputados também estarão presentes.
Na segunda (20), Cherini conta que estará tanto na cerimônia de posse no Capitólio quanto em um baile de posse presidencial dos EUA da Coalizão Multicultural. O evento, que pede traje de gala, não é oficial da Casa Branca, e apesar de prometer a presença de chefes de estado, diplomatas e "um convidado especial", a presença de Trump neste baile não está confirmada.
Este não é o mesmo baile do qual Jair Bolsonaro alega ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter sido convidado, já que a corte precisa autorizar a viagem pois o ex-presidente está com o passaporte apreendido. Bolsonaro foi convidado para o Baile Hispânico, este sim oficial, com presença confirmada do presidente eleito dos EUA, ministros anunciados por Trump e outros chefes de estado, como o presidente argentino Javier Milei.
Marcon, que aproveita o recesso parlamentar para férias com a esposa nas Bahamas antes de ir à capital norte-americana, diz que deve participar apenas do evento de posse, como cidadão. É o mesmo caso de Van Hattem, que estará apenas na cerimônia oficial no Capitólio. Os parlamentares afirmam que as viagens aos Estados Unidos foram pagas do próprio bolso, sem dinheiro público.
A comitiva
- Adilson Barroso (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alden Silva (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Joaquim Passarinho (PL-PA)
- João Henrique Catan (PL-MS)
- Luiz Philippe de Orleans (PL-RJ)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Mauricio Marcon (Podemos-RS)
- Maurício Souza do Vôlei (PL-MG)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Sargento Evandro Gonçalves (PL-PB)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)