Os velejadores Geison Mendes e Gustavo Thiesen estão cada vez mais perto dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A dupla do Veleiros do Sul conquistou no último domingo (16), o hexacampeonato Sul-Americano da Classe 470, em Mar Del Plata, na Argentina.
A campanha nas águas argentinas foi excepcional. Das 10 regatas realizadas, eles venceram seis, o que lhes assegurou o título antes mesmo do campeonato ser finalizado. A segunda colocação ficou com os também brasileiros Henrique Haddad e Bruno Bethlem. Os argentinos Fernando Gwozdz e Tomás Dietrich completaram o pódio.
— Campeonato de altíssimo nível técnico, muito disputado, muito difícil, condições de vento muito forte. Nos primeiros dias, tivemos 25 nós de vento e mar muito grande, mas nossa equipe conseguiu desde o primeiro dia se manter na ponta e cada dia fomos abrindo vantagem sobre os competidores —avaliou Gustavo Thiesen.
Com esse resultado, a dupla conquistou a vaga na equipe brasileira de vela e irá para o Mundial precisando terminar entre os 18 primeiros colocados para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos.
Este será o sétimo Mundial que Geison e Gustavo irão disputar. O melhor desempenho aconteceu em 2016, em San Isidro, na Argentina, quando eles terminaram em 19º lugar. Na última edição, em Enoshima, no Japão, no ano passado, eles finalizaram na 36ª posição.
O Mundial de 470 ocorrerá entre os dias 13 e 21 de março, em Mallorca, na Espanha.