
Na lista de 30 jogadoras inscritas pelo técnico José Roberto Guimarães para a disputa da Liga das Nações de Vôlei a partir de junho, a ponteira e capitã Gabi pretende ficar um tempo ausente das quadras após a temporada com o Conegliano, da Itália, finalizada no domingo (4).
Sem esconder sua euforia por voltar a defender o país em um novo ciclo olímpico, a experiente jogadora admite que precisa de "um tempinho para descansar a cabeça".
Em sua primeira temporada no voleibol italiano, Gabi não tem do que reclamar. Foi eleita a MVP das finais do campeonato local e apontada como a melhor ponteira da Liga dos Campeões.
Sua performance rendeu todos os títulos disputados: Supercopa Italiana, Copa Itália, Campeonato Italiano, Mundial de Clubes e Liga dos Campeões da Europa.
Fora dos primeiros treinos
De volta ao Brasil, a ponteira não deve participar dos treinos preparatórios dos próximos dias. Zé Roberto convocou Jheovana, Kisy e Tainara (opostas); Macris e Roberta (levantadoras); Ana Cristina, Helena e Julia Bergmann (ponteiras); Diana, Julia Kudiess, Lorena e Luzia (centrais); e Kika e Laís (líberos) para as atividades.
Gabi deve ser uma das principais estrelas da renovada equipe nacional, mas com apresentação ainda em data indefinida por pausa para "férias."
— Início de um novo ciclo, mas entendo que seja o momento de ter uma pausa para conseguir realmente descansar, desligar a cabeça e recarregar o corpo — afirma a atleta.
Novas metas com a seleção
Com duas medalhas olímpicas, prata em Tóquio e bronze em Paris, ela espera estar na melhor forma para atingir novas metas com a seleção.
— Estar na seleção é estar 200% disponível, então vai ser fundamental esse descanso para poder me apresentar com 100% da minha capacidade — garante.
Apesar de reconhecer a necessidade de uma parada, ela afirma que não deixará suas responsabilidades físicas de lado.
— Eu não deixo nunca de me cuidar, de malhar, me alimentar bem, dormir, então isso seguirá normalmente, mas com um tempinho para descansar a cabeça.
Gabi não esconde a alegria por novamente estar entre as escolhidas para defender o Brasil e avalia a nova fase da seleção.
— Estou muito animada para esse recomeço com a seleção. Como todo início, exige paciência, calma e muito trabalho. Vai ter uma renovação natural, como todo ciclo, então a gente vai ter que aprender junto e descobrir os caminhos. Mas acho que o principal é a paciência. Claro que a gente sempre quer vencer, mas alguns processos levam tempo — projeta.