A boa temporada de saibro de Thiago Monteiro terminou nesta segunda-feira (27), na quadra 6 de Roland Garros. Após três vitórias no qualifying, que deram sequência aos resultados obtidos em Madri, quando chegou à terceira rodada, depois de bater Stefanos Tsitsipas, e de Roma, quando parou nas oitavas de final, após vencer Gaël Monfils, o cearense foi derrotado pelo sérvio Miomir Kecmanovic, 57º do mundo, por 3 a 1, com parciais de 6/2, 6/1, 4/6 e 7/5, após 2h37min de partida.
O jogo foi uma espécie de revanche do duelo protagonizados pelos dois jogadores 15 dias atrás em Roma, quando Monteiro venceu por 2 a 1. Com os resultados das últimas semanas, Thiago ganhou diversas posições e voltou ao Top-100. Ele iniciou o qualificatório do Aberto da França em 86º lugar no ranking da ATP e com os 40 pontos por suas vitórias nesta fase, ele provisoriamente está avançando mais dez posições e chegando ao 76º posto.
Com um jogo agressivo, Kecmanovic não deu chances para Monteiro nos dois sets iniciais. O sérvio venceu o primeiro por 6/2, em meia hora, com duas quebras de saque. Já no segundo, ele foi mais rápido ainda e em 28 minutos e com mais duas quebras de saque fez 6/1 e se adiantou no marcador.
Thiago Monteiro teve uma melhora em seu saque no terceiro set e isso o ajudou a jogar com mais intensidade. Dessa forma, mesmo perdendo o serviço em 4-3, ele conseguiu devolver o break logo a seguir e fechar em 6-4, com mais uma quebra, para alegria dos torcedores brasileiros que a esta altura se dividiam três quadras, já que Thiago Wild e Bia Haddad Maia também estavam começando suas partidas de primeira rodada.
O quarto set foi de muito equilíbrio, com algumas chances de quebra para ambos os tenistas. Quem soube aproveitar foi Miomir Kecmanovic no 11º game. Logo depois, sacando muito bem, ele fechou em 7-5 e pela quarta vez em seis participações irá jogar a segunda rodada em Roland Garros. Seu adversário sairá do confronto entre o russo Daniil Medvedev, quinto cabeça de chave, e o alemão Dominik Koepfer.